segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

COLUNA DO DAVID JR. - Autoconhecimento

 
Autoconhecimento 

 Uma das demandas que mais emergem da atualidade é a da necessidade de se autoconhecer, de se perceber enquanto “protagonista” de sua existência, sendo o sujeito capaz de conseguir administrar seus “limites” e suas “possibilidades” para que cuidando bem dos processos mentais, consequentemente consiga atingir da melhor forma a qualidade de vida.

Quem se conhece mais, somatiza menos, visto que conhece seus sentimentos, sendo capaz de identificar situações de prazer ou desconforto, conseguindo estabelecer o nível de suas emoções, direcionando sentimentos não produtivos para a ressignificação, através de ações que não desequilibram o sujeito.

Quem se conhece sabe o momento certo para agir, levando em consideração a si e aos outros, avaliando as possíveis causas e consequências de suas ações, e percebendo o momento propício para a tomada de decisões.

Quem se conhece consegue construir novas alternativas, sendo capaz de gerir sua vida emocional, selecionando alternativas e saídas que possibilitem a construção de uma nova fase em sua vida, que possivelmente será livre de alguns frustrações com determinadas situações que possam surgir advindas da alta perspectiva sobre algo ou alguém.

Quem se conhece reavalia suas metas e objetivos, ponderando suas expectativas e anseios, sendo capaz de reverter situações e encarar problemáticas de forma mais saudável.

Quem se conhece coloca-se no lugar do outro e projeta suas reações e ações diante de situações que envolvem esse outro. Ser empático nos ajuda a compreender melhor as situações alheias e refletir sobre como cada sujeito possui formas diferentes de ser, sem que estes precisem se justificarem ou viverem na escravidão dos julgamentos sociais. Ser empático é entender, mesmo sem palavras, a ação que mobiliza o outro.

 Como anda o seu autoconhecimento? Pense mais sobre isso.
    Um ótima semana. Um carnaval de Paz e Alegrias. Até a próxima!

David Junior – Psicólogo