quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

No Cariri - Primeiras chuvas já animam os cearenses

A população de Juazeiro do Norte município do Cariri cearense foi surpreendida com as fortes chuvas na manhã de ontem (7). 

A água começou a cair por volta das 7h e durou toda a manhã, provocando alagamentos e congestionamentos, mas nada que tire a alegria do sertanejo diante de chuva em meio a seis anos de precipitações abaixo da média.

As principais vias que ligam Juazeiro do Norte às duas principais cidades vizinhas ficaram completamente alagadas. Na Avenida Padre Cícero (CE-292), entre Crato e Juazeiro, nas proximidades do Atacadão, as duas pistas ficaram tomadas pela água e alguns veículos ilhados. O cenário não foi muito diferente na Leão Sampaio (CE-060), no bairro Lagoa Seca, que há vários anos é afetado pelas chuvas, impedindo os carros de trafegarem. Alguns engarrafamentos se formaram.

O consultor de vendas Kleber Nobre chegou atrasado ao trabalho graças ao volume de água acumulado nas vias. Segundo ele, em algumas não tinha como atravessar por causa dos esgotos entupidos. "Quando saí de casa, não estava chovendo. Aí, quando começou, me molhei todo, além da mochila, dos sapatos e alguns documentos", conta.

Entre as 7h de terça-feira (6) e 7h de ontem (7), choveu em todas as regiões do Estado do Ceará, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), banhando 74 municípios.

Em Granja, na Zona Norte, foram registrados 72mm. A segunda cidade com maior precipitação no período foi Barro, no Cariri, com 57mm. Completam a lista de maiores volumes Hidrolândia (53mm), Brejo Santo (50mm), Parambu (40mm), Sobral (39,8mm), Meruoca (32mm), Morrinhos (28mm) e Massapê (28mm).

A Funceme acredita que estas chuvas fortes e duráveis podem continuar no Cariri porque é possível que se forme um sistema de nuvens convectivas de média escala. A previsão para hoje (8) é de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões do Estado. Na sexta-feira (9), poderá ter nuvens carregadas no Centro-Norte e possibilidade de chuva no Sul do Ceará.

Fonte: Diário do Nordeste