quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Quadra chuvosa começa hoje com 1º prognóstico positivo após 6 anos

O dia hoje se inaugura com a esperança de chuva no Ceará. É que começa a estação chuvosa, que neste ano tem um cenário diferente dos anteriores.


Pela primeira vez, após seis anos de seca, a previsão apontada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é de 40% de chances de precipitações acima da média.

Algo fundamental depois dos anos de crise hídrica, que deixaram açudes com 6,7% da capacidade total de abastecimento do Estado. Nessa dialética, o dia de hoje chega como um nublado, entre a cautela pela seca e a espera pela água.

De acordo com ele, ainda não é possível fazer uma avaliação das chuvas nesses dois meses, já que a atualização dos registros ainda pode alterar os dados. 

Ainda assim, o volume dos açudes no final deste mês (6,7%) já é um pouco melhor que no mesmo período do ano passado, quando a recarga apontava 6,2% após as chuvas da pré-estação.

Conforme David Ferran, a previsão da quadra chuvosa — que vai de fevereiro a maio — se baseia principalmente na temperatura dos oceanos. As chuvas nesse período são influenciadas pela presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). “As melhores condições são uma La Niña no Pacífico e um dipolo negativo no Atlântico”, explica. La Niña se refere à diminuição da temperatura das águas do Oceano Pacífico Tropical; dipolo negativo acontece quando as águas do Atlântico Tropical Norte estão mais frias que as do Atlântico Tropical Sul.  
 

Quadra chuvosa
Período de chuvas no Ceará vai de fevereiro a maio. Previsão da Funceme para os três primeiros meses desse período aponta 40% de chances para precipitações acima da média, 35% para média e 25% abaixo.

Fonte: O POVO