O Jornal O POVO publicou nesta terça-feira, 06 de fevereiro de 2018 uma matéria especial relembrando seis invenções de cearense que estão em uso no mundo inteiro. Provavelmente o caro leitor pode até ter o conhecimento de uma ou outra mas, certamente ficará surpreso com a capacidade criativa dos nossos conterrâneos.
Parabenizamos o O POVO por nos dar ainda mais motivos de nos orgulharmos de sermos cearenses.
Parabenizamos o O POVO por nos dar ainda mais motivos de nos orgulharmos de sermos cearenses.
Vamos às invenções e seus inventores.
Biodiesel
(Foto: Divulgação) |
O pai do biodiesel, o engenheiro químico cearense Expedito Parente. A alternativa mais sustentável a combustíveis derivados do petróleo foi desenvolvida pelo cearense Expedito Parente. O engenheiro químico descobriu o biodiesel utilizando óleo de algodão. Parente faleceu em 2011 aos 70 anos. Devido a descoberta, o cientista recebeu reconhecimento internacional de órgãos como a Organização das Nações Unidas e de empresas como a Boeing. Hoje, o biodiesel compõe 8% do diesel comercializado no Brasil e o país é um dos principais produtores do combustível.
Fotossensor
Fotossensor
O equipamento que ajuda o monitoramento das ruas das principais cidades do País foi inventado por uma empresa cearense. A Fotosensores Tecnologia nasceu no Parque de Desenvolvimento Tecnológico (Padetec) da Universidade Federal do Ceará, em 1993. Os fotossensores são utilizados para deixar o trânsito mais seguro, o que melhora a mobilidade da população e movimenta as cidades.
Água de coco em pó
Água de coco em pó
Os pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) foram reconhecidos mundialmente pela criação da água de coco em pó. Cristiane Clemente de Melo, João Monteiro Gondim e José Ferreira Nunes estudam o produto desde a década de 80. Ele é utilizado amplamente em diversos campos da ciência. Alguns dos principais usos é na inseminação artificial, diluentes para vacinas de aves e até a conservação de órgãos que serão transplantados.
Placa de substituição de jogadores no futebol
Placa de substituição de jogadores no futebol
Foi inventado no Ceará o letreiro luminoso que os árbitros utilizam no jogo de futebol para fazer a troca de atletas de dentro para fora do campo. Carlos Eduardo Lamboglia criou a patente da placa em 1996. Em 1998, ela estreou na Copa Mundial na França. Até hoje, o equipamento é muito utilizado nos jogos de futebol e auxilia o trabalho de jogadores e árbitros.
Colete para motociclistas
Colete para motociclistas
Depois de um acidente de moto, Videlmon resolveu criar um colete para proteger o tórax e o pescoço dos motociclistas. Ele participou do programa Domingão do Faustão, no quadro Se Vira Nos 30 para anunciar sua invenção, em 2008. Apesar da dificuldade de financiamento, o colete ganhou repercussão nacional e Videlmon conseguiu vender em larga escala para algumas prefeituras. O empreendedor preside a ONG Findes, que trabalha com a prevenção de acidentes de motos e a educação aos condutores.
Pele de tilápia na medicina
Foto: Arquivo pessoal Leonardo Bezerra |
A pele da tilápia está sendo utilizada de forma pioneira no Ceará, tanto para a reconstrução vaginal, como para o tratamento de tecidos queimados. Os responsáveis pelos estudos são os médicos Edmar Maciel e Leonardo Bezerra. O próximo passo da pesquisa é ampliar o uso da membrana para prótese biológica, por exemplo.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O POVO