quinta-feira, 1 de março de 2018

COLUNA DA JACQUELINE - Promessa de Vida

Promessa de Vida
 
Chuva para os nordestinos  é prenúncio de alegria, abundância, esperança.

As águas de março se antecederam  e aumentaram consideravelmente o seu volume.

Sabe o prazer de sentir o cheiro da terra molhada, de ver crianças tomando banho de chuva nas biqueiras das casas. Tudo isso nos remete a lembranças que ficaram no tempo e nos dão uma sensação de um contentamento que não tem explicação. Chuva é sempre motivo de festa e oração. No salmo 97, Davi salmodia:  Ele cobre o céu de nuvens, concede chuvas à terra  e faz crescer a relva nas colinas.

Numa das  viagens socializando a experiência da nossa educação em Santo Antonio da Patrulha no Rio Grande do Sul,  após a palestra fomos almoçar e caia  uma chuva torrencial. 

Enquanto a maioria das pessoas reclamavam da chuva, dos transtornos que ocasionalmente  causava, eu estava literalmente  parada na porta do restaurante  olhando aquela água maravilhosa que caia gentilmente do céu. De repente alguém fala comigo: Profi , é assim que eles carinhosamente chamam os professores, o que está a olhar tão encantada?  

Com um sorriso respondi: chuva para nordestino é motivo de encantamento! E ela sorriu sem entender bem a resposta.

E é assim mesmo. A chuva literalmente não só lava o solo árido do sertão, lava nossa alma. Lava nossas incertezas e começamos a sonhar os sonhos impossíveis.

Nos últimos dias compartilhamos os sorrisos, a esperança de uma boa safra, de um pasto farto para os rebanhos. Há uma renovação com o chegar das águas.  Foram muitos anos de espera de um tempo invernoso! Já começamos a imaginar a diversidade de frutas, legumes, grãos que fartamente encherão as mesas dos nordestinos.
E assim com o coração esperançoso, começamos a acreditar em tempos melhores, começamos a apostar que vale a pena lutar e esperar!

E como diz a canção: E assim, seja lá como for, vai ter fim a infinita aflição e o mundo vai ver uma flor brotar do impossível chão!
Por uma humanidade melhor!

Ana Jacqueline Braga Mendes