sexta-feira, 28 de setembro de 2018

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Paróquia de São Francisco de Assis - Brejo Santo

Paróquia de São Francisco de Assis - Brejo Santo

Senhor Fazei-me instrumento de vossa Paz!
Este é o tema da festa da Paróquia de São Francisco neste ano de 2018, e é sobre este momento festivo e histórico em nossa cidade que venho hoje retratar. 

Neste dia, 28 de setembro de 2018, relato mais uma história cotidiana de Brejo Santo, e que tem como personagem principal São Francisco e muitos fiéis envolvidos, como também muitas pessoas que colaboram e compõem o cenário atual e que envolve os devotos do Santo dos Pobres, desde a limpeza da Igreja a ornamentação do altar. 

Aproveito assim para retratar o Nosso Papa Francisco, o mesmo referenciou São Francisco na escolha de seu nome, por se tratar de um santo “popular” e querido por todos. O Papa Francisco veio sacudir a Igreja e nos convidar a sairmos em missão. O Papa Francisco insiste nessa saída missionária: “Fiel ao modelo do Mestre, é vital que hoje a Igreja saia para anunciar o Evento a todos, em todos os lugares e, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnâncias e sem medo. A alegria é para todo povo. Ninguém pode ficar excluído” (EG 23). 

Diante do exposto, a Festa de São Francisco de Assis de Brejo Santo é um convite propicio a esta saída em missão, e missão de paz, assim como se refere o tema da festa. O nosso querido Padre Arnaldo administrador da Paróquia em sintonia com os pensamentos do nosso Papa nos convida a estarmos em harmonia com a Campanha da Fraternidade e meditarmos sobre o tema das festa: “SENHOR, FAZEI-ME ISNTRUMENTO DE VOSSA PAZ a vivermos esse tempo forte de oração, de missão, de fé e de agradecimento a Deus”!” 

Assim, começou a festa no dia 23 de setembro no domingo, e prossegue até o dia o dia 04 de outubro com Missa Solene presidida pelo Bispo dom Gilberto, em seguida a cavalgada pelas ruas e a benção dos animais na praça da Matriz de São Francisco. A concretização da fé se dará pela Grande Procissão. Sente-se nos devotos e nos fieis romeiros o ardor missionário, por que somos romeiros em peregrinação, principalmente quando se trata de São Francisco, este que deixou tudo para seguir a Jesus, a favor do amor de Deus. Quando se fala em Igreja em missão é exatamente o que está acontecendo na Paróquia de São Francisco. Devemos mesmo, sair dos Centros e ir até as pequenas comunidades e aos fiéis simples e humildes assim como fez São Francisco. Não que se deve abandonar o Centro, mas levar o Centro a sustentar as comunidades e lugares abandonados. É um momento lindo, que nos fortalece espiritualmente, desde o momento da alvorado festiva as 5 horas da manhã, oficio de São Francisco e a visita da imagem aos bairros da cidade. Outro momento que nos fortalece é o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento as 11 h e 30 min. A animação litúrgica conduzidas pelos grupos de cantos da Paróquia nos impulsiona a participação efetiva e afetiva. É uma alegria ver a Igreja repleta de fiéis, concentrado e fervoroso ao que acontece na novena e na missa! O zelo apostólico e missionário do Padre Arnaldo nos faz entender que o entusiasmo e ardor missionário nos conduz a uma “santa” participação. Percebe-se o envolvimento dos outros Padres como Padre Pedro André, Monsenhor Dermival, e outros que contribuem de outras cidades e paroquias, presença constante nas missas fortalecendo o povo na fé através das homilias tão bem direcionadas. Vale registrar a presença dos ministros extraordinários da Eucaristia. Faço alusão ainda a toda ornamentação, inclusive do altar e da toalha para festa de encerramento a qual será adornada com doações das seguintes colaboradoras: Lucicleide, Zaara, Alice, Suely de Peti, Júlia, Luciane e Zenida. Segundo testemunho, toda essa dedicação se deve a uma frase dita por Padre Arnaldo: “São Francisco dizia que para Jesus até as toalhas do altar deveriam ser bordadas com fios de ouro”.

Que bonito ver a participação das comunidades rurais e dos notários! Vale ressaltar os romeiros vestidos com a roupa de São Francisco e no momento refletia o seguinte: “Nossa paróquia é uma referência de fé também, assim como Canindé e Juazeiro do Norte”. Após cada momento de espiritualidade ocorre o parte social com Shows, e quermesses. É uma aventura espiritual que se une a tantas descobertas humanas. Quem vai a uma missão não retorna empobrecido e sim, enriquecido humana e espiritualmente. Os discípulos voltaram cheios de alegria da missão que realizaram (Lc 10,17). A alegria não é uma satisfação humana somente, mas espiritual, pois o Espírito nos faz perceber evangelho frutificar (EG,21). Pois bem, é assim que nos sentimos ao participar de bonita festividade: “As sementes do Evangelho não dependem só de nós e de nossa sabedoria. A Palavra possui uma potencialidade que não podemos prever. Não estão em jogo somente nossas forças e sabedoria”. Verdade absoluta, quantos frutos serão germinados após este momento! Que riqueza são as pregações e que estas devem adentrar nosso coração! 

Fica assim o registro desse momento histórico rico de detalhes humanos, espiritual e principalmente de Deus. Que Deus fortaleça cada paroquiano, cada devoto de São Francisco de Assis e que conduza Padre Arnaldo neste princípio de sabedoria, amor e doação, junto com toda sua equipe de colaboradores a serviço de todos nós que fazemos a cidade der Brejo Santo e a Paróquia de São Francisco de Assis.  

Encerro com as palavras do Pároco Padre Arnaldo: “Que possamos nesses dias de novena e de festa e a exemplo de São Francisco crescer no seguimento de Jesus Cristo como promotores da Paz”.