quinta-feira, 27 de setembro de 2018

COLUNA DA JACQUELINE - Encantamento

 Encantamento


A palavra encantar origina-se do latim incantāre. Encantar significa impressionar muito favoravelmente; causar encanto a; maravilhar; seduzir; enfeitiçar; proceder ao encantamento.

Final de tarde. São exatamente 17:30 h. Expediente quase concluído. Um dia proveitoso. Muitas coisas resolvidas e outras em andamento.
 
Francisca que chamo carinhosamente de Thesca, uma das nossas auxiliares de serviço entra na sala e me dar uma ordem: Chefinha estão chamando no auditório.

O auditório da secretaria é onde realizamos as formações continuadas. Adoro ver o envolvimento da equipe para receber nossos professores. Amanhã, quarta-feira, teremos formação para os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil.

Neste momento do chamamento estava tentando resolver um quiz de um curso da GEM - Gestão para Educação Municipal. Mais que depressa fui ver o que estavam preparando.

Quando entrei naquela sala, na penumbra, me vi numa linda praia, com ondas e tudo mais. Tudo estava preparado para se fazer uma viagem fantástica pelo mundo da imaginação dos coordenadores e logo mais dos professores e das crianças.

Como fiquei feliz e logo compartilhei com minha colega de trabalho Fátima Teles:como imaginar que um dia nossas crianças teriam acesso a aprendizagem de forma tão encantadora?

A sala estava um encantamento total. Era o trabalho de uma equipe que não mede esforços para fazer o melhor . Professor Adriano ajudando nas tecnologias, as professoras Cristiane, Janine e Janaina cuidando da parte teórica inserida a prática e a professora Adriana com as suas mãos mágicas transformando aquele espaço em algo surreal.

Não tem como não se contagiar com a esperança em um mundo melhor. Voltei a sala e fiquei a matutar sobre as coisas boas que acontecem a nossa volta e nos fortalecem, em detrimento de outras que nos insistem em tirar nosso entusiasmo.

Olhei para Adriana e disse do meu contentamento em fazer parte de uma equipe tão extraordinária e ela na sua serenidade e sabedoria me respondeu: É preciso encantaro outro, para que assim encantado, ele possa encantar!

Que boniteza de resposta !

Algumas pessoas me indagam porque gosto de sorrir. Já encontrei a resposta. Porque todos os dias sou encantada pelo fazer de muitos educadores.

Concordo plenamente com Rubem Alves quando ele afirma que as crianças têm olhos encantados, dotados daquela qualidade que, para os gregos, era o início do pensamento: a capacidade de se assombrar diante do banal. Tudo é espantoso: um ovo, uma minhoca, um ninho de guacho, uma concha de caramujo, o vôo dos urubus, o zinir das cigarras, o coaxar dos sapos, os pulos dos gafanhotos, uma pipa no céu, um pião na terra. Dessas coisas, invisíveis aos eruditos...eles não podem ver, coitados tornaram-se cegos como toupeiras. Só vêem dentro do espaço escuro de suas tocas. 

Por uma humanidade melhor!
Jacqueline Braga