O Governo do Ceará, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), promoveu nesta terça-feira (16), às 9 horas, na cidade de Várzea Alegre, o IX Seminário do Selo Ceart (Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e do Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses), com a presença de artesãos e representantes de entidades artesanais entre elas a Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos de Brejo Santo e a sua célula de Artesanato Mãos que transformam . A realização do evento é da Central de Artesanato do Ceará (Ceart).
Estiveram presentes cerca de 70 artesãos de 38 entidades e grupos produtivos dos municípios de Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Assaré, Barbalha, Brejo Santo Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas.
O Selo Ceart é uma certificação voluntária que tem como objetivos estimular a melhoria dos processos produtivos, elevar o padrão de qualidade e a busca pela excelência dos produtos.
A Secretária de Cultura de Brejo Santo acredita que esse é mais um serviço prestado aos artesãos brejossantesse para aumentar a competitividade dos produtos e ainda o reconhecimento das obras de arte popular, a partir da observação dos requisitos que garantam autenticidade, especialmente sua identidade cultural e excelência.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com informações de Leandro Gomes