quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Ceará tem 9 hospitais de câncer a menos que o ideal.


Resultado de imagem para HOSPITAL DO CANCER NO CEARADos 184 municípios cearenses, apenas três - Fortaleza, Barbalha e Sobral - têm hospitais habilitados para tratamento no Estado. O número deveria ser de 17 unidades de saúde para assistir pacientes oncológicos, mas existem apenas oito, evidenciando um déficit de solução complexa. 
Os dados são da Controladoria-Geral da União (CGU), que realiza auditorias e fiscalizações relacionadas à Política Nacional de Prevenção e Combate ao Câncer no Brasil.

Atualmente, os estados do Nordeste devem ter, por parâmetro, um hospital de câncer para cada 500 mil habitantes - o que, no Ceará, com 8,8 milhões de residentes, implica numa necessidade de pelo menos 17 unidades. 

Contudo, estão habilitados pelo Ministério da Saúde apenas os Hospitais Cura d'Ars (atual São Camilo), Geral de Fortaleza (HGF), Universitário Walter Cantídio (HUWC), Infantil Albert Sabin (HIAS), Haroldo Juaçaba (Instituto do Câncer do Ceará, ICC) e Santa Casa de Misericórdia, em Fortaleza; Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha; e Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

Dos oito hospitais cearenses, apenas dois são geridos pela Sesa (HGF e HIAS). Os demais são privados ou filantrópicos, cujos contratos com o MS são feitos por meio da SMS.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Diário do Nordeste*