![]() |
Imagem ilustrativa/google. |
Na última quarta-feira (5), foi divulgado pela Polícia Civil da Região do Cariri que as doses de vacinas contra a gripe H1N1 estavam sendo desviadas do posto de saúde e eram vendidas a R$ 5 para clínicas particulares, em Juazeiro do Norte.
Segundo a secretária de Saúde do município, Francimones Albuquerque, um funcionário desviou 30 doses da vacina para venda, em benefício próprio, prejudicando a população. As doses da imunização acabaram na última terça-feira (4), nos municípios de Juazeiro do Norte e Crato. Além disso, duas pessoas morreram na região em decorrência da doença, um padre e uma universitária de 23 anos.
Até ontem, o número de casos confirmados de H1N1 subiu para seis, com dois óbitos, em Juazeiro. Outros 21 foram notificados e estão em investigação. A secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) disse que uma nova remessa de vacinas deve chegar à Região do Cariri até sexta-feira (7), para repor o estoque em déficit na região.
Segundo a polícia informou, a investigação criminal contra o funcionário ainda não foi iniciada porque a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não registrou nenhum boletim de ocorrência (BO) sobre o caso, apesar de ter repassado as informações.
Francimones declarou que uma sindicância foi aberta para apurar o desvio e a venda das vacinas. "Isso é um crime contra a administração pública. O município precisando de vacinas, e um funcionário desviando", ressaltou.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 CE