sexta-feira, 18 de outubro de 2019

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - João Alves de Queiroz Neto,nosso representante no quinto maior evento de moda do mundo! GRATIDÃO.

João Alves de Queiroz Neto,nosso representante no quinto maior evento de moda do mundo! GRATIDÃO.


Hoje meu coração é só Gratidão, pode ser coisa de mãe coruja, mas não poderia deixar de trazer e homenagear hoje JOÃO ALVES DE QUEIROZ NETO, meu filho, filho dessa terra e que faz parte da nossa história cotidiana como representante do “SerTão Cariri” na São Paulo Fashion Week como aluno do SENAC.

João Alves de Queiroz Neto nasceu na cidade de Brejo Santo, Ceará, no dia 06 de outubro de 1993, na Maternidade Santa Luzia, às 18 h e 30 minutos. João é filho do Casal Antônio Naizo Moreira e Maria de Fátima Alves Moreira, irmão de Jéssica Alves Moreira, a qual é casada com Clóvis Alves Valença e da união nasceu Davi Alves Valença. É assim composta a família de João Alves de Queiroz Neto, a contar também com as Avós, tios, primos e primas. Não irei me estender, hoje meu intuito e de reconhecimento pelo seu trabalho realizado e por muitos anos viver no seu anonimato com sua arte, uma das peculiaridades de João Neto.





O que dizer de João? Meio suspeita pra falar, mas desde criança João demonstrou seu amor pela arte e pelos estudos. Um filho educado, obediente e disciplinado, mas vivendo a infância como as crianças da Geração 90. Um irmão parceiro, sempre foram amigos, nunca testemunhei desentendimento entre Jéssica e João, sempre se resolvem na base do diálogo e companheirismo. Foram encaminhados desde cedo a participar das atividades da Igreja, e hoje apesar de não frequentar está presente em sua vida o terço, ou um livro de orações, enfim as religiosidade. João é uma pessoa reservada, não gosta de holofotes e de incomodar as pessoas, procura resolver as situações do seu jeito, pois também é muito verdadeiro. Na juventude optou por fazer o curso de Psicologia pela UNILEÂO (Universidade Leão Sampaio), mas não deixou de executar a arte, algo que ele ama fazer que é o de ilustrador e figurinista. 

Expresso aqui minha gratidão a toda família pelo apoio dado a João Neto, em especial: a Daniele, Vera e Isadora, Lireida, Aline e Lucas pela receptividade em suas residências nos momentos de trabalhos a serem realizados na cidade de Crato. Agradeço aos amigos Farias e Waldênia através do Blog do Farias Junior e da Rádio WL FM, os quais sempre se dispõem a divulgar o trabalho. 

Assim João prossegue sua trajetória de lutas e conquistas no campo da Arte em suas ilustrações ou figurinos. João participou como colaborador neste dia 17 de outubro de 2019 da São Paulo Fashion Week na edição das coleção “Um SerTão Cariri” inspirada nas cores e culturas do Cariri, em cada cidade de Santana a Brejo Santo. João desenvolveu os looks inspirados nos animais e na arte de Mestre Mozinho, também de Brejo Santo. Além de visuais nas casas de Mestre Noza, a religiosidade local e dos Vaqueiros. A coleção SerTão Cariri, idealizada pela marca de jeanswear Amapô em parceria com o Senac Ceará, faz sua estreia em grande estilo, na passarela da São Paulo Fashion Week, maior semana de moda da America Latina. O trabalho foi feito em um processo de colaboração com os alunos do curso de Desenhista de Moda do Senac Crato, sob a supervisão das sócias e idealizadoras da marca, Carolina Gold e Pitty Taliani. “Foi um processo muito intenso, até pelo tempo curto rumo à data do desfile. Todos mergulharam totalmente. Os alunos se envolveram bastante na criação da coleção, sob a orientação da Carolina e da Pitty, e com a participação de seu Espedito Seleiro”, destaca Ariane Morais, instrutora do Senac Crato. 

Parabéns a João e toda Equipe do SENAC pela participação, por representar a Cidade de Brejo Santo e o Cariri, quiçá o Ceará neste grande evento reconhecido internacionalmente.

Sucesso para você João Neto e que Deus lhe conceda sempre mais sabedoria para desenvolver o dom que Deus lhe concedeu. Estamos gratos pelo seu trabalho: Pingo e Fátima, sua irmã Jéssica, seu cunhado Clóvis seu sobrinho Davi, Carmosa e Demétria (suas avós), suas tias e tio (maternos e paternos) Vera, Vanusa, Daniele, Diana e Edneuton, Nádia, Preta, Cristina e seus primos Tetê, Aline, Rafael, Lucas, Isadora, Dudu, Daniel, Ana Elen, Lis, e Diogo, Lireida sua “mãe de coração” e aos amigos que ficaram na torcida.