terça-feira, 1 de outubro de 2019

Juazeiro do Norte - Cidade será representada na Câmara Federal por ser pioneira na Lei Municipal de Inovação.

Na próxima terça-feira (8), a Prefeitura de Juazeiro do Norte será representada na Câmara dos Deputados, em Brasília, pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, no Seminário "Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis", proposto pelo Grupo de Estudos Cidades Inteligentes do CEDES e pela Subcomissão Especial Cidades Inteligentes da CDU - Comissão de Desenvolvimento Urbano.

Michel Araújo será o único palestrante da esfera municipal. Ele estará ao lado do Presidente da Softex - Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, Ruben Delgado, e da Coordenadora de Programa no Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro, Débora Albu. O objetivo geral das discussões será identificar mecanismos disponíveis para os gestores locais e oportunidades de aprimoramento da legislação que facilitem a solução de problemas nos municípios e ajudem a desenvolvê-los de forma sustentável, inovadora e colaborativa.
 
Nesse sentido, Juazeiro do Norte virou referência dentro e fora do país quando aprovou, no ano passado, a primeira Lei Municipal de Inovação no Brasil, com um Plano Diretor de Tecnologias e Cidades Inteligentes, obedecendo à norma ISO - Organização Internacional de Normalização que mede a inteligência das cidades - e ao Plano Nacional de Internet das Coisas - IoT, referente à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet. Um projeto do município em evidência é o da PPP - Parceria Público-Privada, com foco na troca de 26 mil postes por LED, o que viabilizará, por exemplo, Wi-Fi gratuito e videomonitoramento nas ruas, beneficiando áreas como segurança e mobilidade urbana. A Praça do Giradouro foi piloto do projeto, que está sob análise do Tribunal de Contas do Estado.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte.