quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Situação dos filhos separados de pais com hanseníase será debatida na Assembleia nesta quarta-feira.

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará, por meio de requerimento do Deputado Estadual Guilherme Landim (PDT), realiza uma audiência Pública nesta quarta-feira (30), às 14h30, no Auditório das Comissões Técnicas, para debater a situação das pessoas que foram separadas de seus genitores no curso da política de isolamento compulsório - os filhos separados de pais com hanseníase.



Durante muitos anos, uma das medidas para evitar o contágio da Hanseníase foi o isolamento dos enfermos em leprosários. Muitas dessas pessoas se casaram e tiveram filhos durante o período de internação. Ao nascer, os filhos eram separados dos pais e ficavam em educandários ou sob a responsabilidade de familiares.

"É uma situação muito delicada. No Ceará, tivemos dois hospitais colônia, o Antônio Diogo, no município de Redenção; e o Antônio Justa, em Maracanaú. Por isso temos aqui no nosso Estado um número considerável de filhos que foram separados dos pais durante o período da internação", destaca Landim.

A audiência acontece no sentido de buscar soluções e reconhecimento histórico das violações, bem como da reparação dos danos emocionais e físicos causados aos filhos separados. 

Para Landim, é importante debater o assuntos e buscar  uma alternativa de reparação para essas pessoas. "Mas além disso é uma forma de reconhecer a nossa história e o nosso passado a fim de que práticas como essas não sejam repetidas".

Para a ocasião, foram convidadas as seguintes entidades: Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan); Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas da Defensoria Pública do Estado do Ceará (NDHAC); Comissão de Direitos Humanos da OAB-CE; Ministério Público Estadual; Procuradoria Geral do Estado do Ceará; Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS); Conselho Estadual de Direitos Humanos.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da Assessoria de Comunicação do Deputado Estadual Guilherme Landim