Entre os dias 4 e 7 de dezembro, Sobral irá se tornar a capital cearense da cultura ao sediar a 13ª edição do Encontro Mestres do Mundo, reunindo os Tesouros Vivos da Cultura do Ceará. Será a primeira vez que a cidade sediará o evento, dando continuidade à itinerância do projeto, iniciada em 2018, com ampla programação gratuita.
O XIII Encontro Mestres do Mundo é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com produção do Instituto Assum Preto e apoio do Fórum Cearense de Cultura Popular Tradicional e da Comissão Cearense de Folclore. O Encontro recebeu em 2017 o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do Iphan, pela sua importância na preservação e difusão do patrimônio imaterial cearense.
Nesta edição, os saberes e fazeres, patrimônio intangível mantido pelos Mestres da Cultura, serão apresentados por meio de uma metáfora poética que os associam à natureza dos girassóis e mandacarus, flores nativas do Brasil. Com curadoria de Lourdes Macena, o projeto se espelha na força interior desses homens e mulheres que possuem uma capacidade imensa de se reconstruir e fortalecer, como fazem os girassóis que, em dias nublados, se viram um para o outro buscando força resiliente para superar a falta da luz solar.
Durante os quatro dias de evento, Sobral irá receber os grandes detentores do conhecimento da cultura, além de atrações de outros estados das regiões Norte e Nordeste, que pretendem envolver público e moradores de toda a região. A programação, completamente gratuita e aberta ao público, contará com a Arena dos Mestres; espaços de formação; Feira Gastronômica e de Artesania; e Espaço dos Encantados.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Governo do Estado do Ceará