Bem vindos Padre Fernandes e Padre Tarcísio!
Nossa história cotidiana de 2020, vive um momento ímpar, de mudanças que só virão acrescentar aos registros históricos da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. A história da Igreja do Sagrado Coração de Jesus e dos Padres que por aqui passaram teve início no ano de 1877. Sabemos que conta-se desde então que apenas cinco Párocos se estabeleceram aqui: PADRE ABATH (Francisco Lopes Abath.), PADRE VIANA, RAIMUNDO NONATO PITA, PADRE PEDRO INÁCIO RIBEIRO E DERMIVAL DE ANCHEITA GONDIM (Que nos presenteia com sua presença). Ao todo foram 11 padres Cooperadores. Esteve servindo esta Paróquia o Padre Pedro André Bitu.
A Igreja possui muitos termos e palavras que para muitas pessoas não são compreensíveis, às vezes confundidos e usados equivocadamente. Há muitas palavras que são usadas por tantas pessoas, mas sem o devido conhecimento dos seus significados. Você sabe, por exemplo, qual a diferença entre Pároco e administrador paroquial? Ou o que faz um vigário paroquial? “Pároco é o pastor próprio da paróquia a ele confiada; exerce o cuidado pastoral da comunidade que lhe foi entregue, sob a autoridade do Bispo diocesano, em cujo ministério de Cristo é chamado a participar, a fim de exercer em favor dessa comunidade o múnus de ensinar, santificar e governar, com a cooperação também de outros presbíteros ou diáconos e com a colaboração dos fiéis leigos, de acordo com o direito.” (Cân 519)“ O administrador paroquial tem os mesmos deveres e os mesmos direitos que o pároco, salvo determinação contraria do Bispo diocesano.” (cân. 540, §1). Podemos de modo objetivo e simplório entender que o pároco e o administrador exercem a mesma função, porém há uma diferença na questão da nomeação e do tempo que cada um deve ficar a frente da paróquia. O Pároco é nomeado para uma função mais estável (fala-se em 6 anos) e o administrador possui um cargo mais instável, provisório até, podendo ser transferido a qualquer momento. Já os Vigários Paroquiais são cooperadores dos párocos ou dos administradores paroquiais.
Regista-se assim que o primeiro Vigário Paroquial da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus Padre Edvan Carlos Guedes (que agora será o Pároco de Mauriti). E assumiu com maestria seu segundo ministério, sacerdotal pautada de ensinamentos de humildade e aceitação até que chegasse o sexto Pároco Oficial da História. Vale Registar que o Padre Arnaldo ficou nomeado Administrador Paroquial até a chegada do Padre Fernandes José, para conduzir o seu rebanho na missão de Pastorear os fiéis da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, bem como do 2º Vigário Oficial da Paróquia Padre Tarcísio de Sales.
Foi uma noite abençoada, com a presença da comunidade e autoridades: da Prefeita Municipal Dra. Tereza Landim e do esposo José Norberto, do Vice Prefeito Bosco Sampaio e esposa Angélica, do Deputado Guilherme Landim e sua mãe Gislaine Landim, a Presidente da Câmara Municipal Carmem Martins, bem como de outras personalidades. Assim registra Danilo Cruz no site da Paróquia: “Um dos primeiros atos foi a entrega da chave da Igreja ao Pároco, onde simboliza o início do seu ministério pastoral, ao adentrar a Igreja Matriz os novos párocos saudaram a todos os paroquianos ali presentes, a Prefeita Municipal fez seu discurso dando boas-vindas aos padres nesse início de seu ministério pastoral. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Padre José Vicente, Vigário geral da diocese de Crato, no início da celebração foi feita a leitura da provisão, durante a Celebração após a homilia uma pequena procissão sendo assim apresentado os lugares ao novo Pároco, a Pia Batismal, o confessionário e o Sacrário, lugares que são canais de graça para distribuir os sacramentos, fundamental para o ministério do pároco ao assumir a paróquia. No coral tivemos 38 vozes reunidas cantando a solene celebração de posse”.
Fica só registro do início de uma longa história de mudanças e de bênçãos sobre a Proteção do Sagrado Coração de Jesus. Sejam Bem vindos a essa terra abençoada pelo SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: Padre Fernandes e Padre Tarcísio.