Pontos de aglomerações e comércios abertos em descumprimento ao decreto do Governo Estadual, que restringe funcionamento de estabelecimentos e serviços, podem ser denunciados no aplicativo "Ceará 190", da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O espaço para esse tipo de denúncia é novidade. O aplicativo, criado em 2017 pelo órgão, além de contar com as opções de registros para denúncias, também traz um link para acessar a Delegacia Eletrônica e registrar Boletim Eletrônico de Ocorrência (BEO). O serviço já está disponível para ser utilizado e pode ser baixado nas lojas virtuais dos sistemas operacionais Android ou iOS.
Segundo a SSPDS, o dispositivo tem como função permitir ao cidadão uma agilidade no processo de comunicação de uma ocorrência policial ou do Corpo de Bombeiros. Utilizando um aparelho móvel com acesso à internet, o usuário aciona o 190 e cria ocorrências relacionadas a roubo, disparo de arma de fogo e incêndio, sem precisar passar pelo atendimento telefônico. Após os dados serem registrados no app, eles são enviados para o Núcleo de Despacho da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS", conta o órgão.
O aplicativo foi remodelado tanto na aparência e na usabilidade como também no conteúdo. O novo conceito da ferramenta foi desenvolvido integralmente pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da SSPDS. De acordo com o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa, a inovação tem o objetivo de tornar a comunicação ainda mais rápida e eficaz entre a Polícia e a população.
“Dessa forma, o acesso fica mais ágil e nos ajuda no combate à pandemia do Covid.19. Essa novidade também é importante para que cada vez mais o Ceará ganhe destaque e se torne referência de aplicação da ciência e tecnologia que são alinhadas em prol da sociedade”, destaca através de nota.
Para acessar o serviço, basta ter um smartphone com os sistemas operacionais Android (Google Play) ou iOS (App Store), com tecnologias 3G ou 4G, Wi-Fi e GPS. Depois acesse as lojas virtuais de cada sistema para fazer o download do aplicativo e complete as etapas de cadastramento. O aplicativo também facilita a comunicação de pessoas com deficiência auditiva e palatal, uma vez que não é necessário interagir com um atendente, apenas escrever no aplicativo.
Para o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação da SSPDS, Leandro Sousa, o aplicativo se tornou uma peça-chave como alternativa à ligação por telefone, além de contribuir para a diminuição dos trotes, uma vez que a pessoa deixa todos os seus dados cadastrados na plataforma. “Com a nova atualização, além das funções já existentes, a nova versão conta com a possibilidade de solicitação de ocorrência que nos ajudará a combater de forma mais rápida à pandemia do Covid-19”, ressalta.
De acordo com a SSPDS, "a opção para enviar mídias (fotos e vídeos) não está disponível para uso no momento. O aplicativo está em processo de aperfeiçoamento para inclusão de novas funcionalidades", informou através de nota.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do OPovo. Para ler a matéria original, clique aqui