sexta-feira, 15 de maio de 2020

Primeiro lote de restituição do Imposto de Renda é pago em maio, confira o calendário


O primeiro lote de restituição do Imposto de renda começa a ser pago ainda este mês, conforme informações do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (Crcce). Apesar da Receita Federal ter alterado o prazo final para a entrega da declaração do IR devido coronavírus o calendário para a restituição foi mantido. 


"Acho que foi uma decisão muito sábia. A novidade esse ano é que agora são cinco lotes de pagamento, antes eram sete. Tenho a impressão de que a Receita tenha feito como forma de ajudar as pessoas nesse momento de crise", analisa o Eliezer Pinhiro, vice-presidente de ações institucionais do CRC-Ce. O primeiro lote começa a ser pago ainda neste mês e a liberação da consulta para saber se já consta neste primeiro lote será divulgado na próxima sexta-feira, 22. O dinheiro da restituição vai diretamente para a conta indicada pelo contribuinte na declaração.

Os pagamentos começam no dia 29 de maio e encerram no dia 30 de setembro. Ainda segundo Eliezer, ainda há os lotes remanescentes que serão pagos após o último lote oficial. Com a diminuição dos lotes, o vice-presidente de ações institucionais do CRC-Ce aponta que em cada lote deverá ter mais gente recebendo a resistuição.

Confira o calendário da restituição
1º lote: 29 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 28 de agosto
5º lote: 30 de setembro

Já é possível apontar quem deve receber no primeiro lote, já que há um grupo prioritário, são eles: pessoas com 60 anos ou mais; portadores de deficiência física ou mental ou doença grave; contribuintes que sua maior fonte de renda seja o magistério. De acordo com a Receita Federal, os dois primeiros lotes serão pagos sem a correção da taxa Selic do período. A partir do terceiro lote, haverá correção de 1%. As informações são do jornal MidiaMax, do Mato Grosso do Sul.

Para consultar se sua declaração foi liberada, acesse o site da Receita [EMBED] ou ligue para o Receitafone no número 146. Na consulta, pelo serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e verificar se existem inconsistências de dados. Estes erros impedem o pagamento da restituição e, caso aconteça, o contribuinte pode regularizar.

"Tem uma coisa que precisa ser alertada: as pessoas estão deixando de novo para última hora. Esse momento de isolamento é apropriado para que todo mundo revire suas gavetas, veja seus documentos, consulte as fontes pagadoras, consulte as despesas efetivas etc.", acresenta Eliezer Pinheiro. O prazo para declaração é até fim de junho. O funcionário do CRC-Ce também sugere que esse processo seja feito com a ajuda de profissionais, a fim de evitar erros.


O conselho criou um tira-dúvidas, através do WhatsApp. Os contribuintes poderão contar com seis especialistas para o atendimento. O serviço, chamado Zap Leão, está disponível no número (85) 98671 2449.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do OPovo. Para ler a matéria original, clique aqui