*Por Victória Ellen
Uma das pautas do Grande Jornal da Integração Regional desta quinta-feira (17), foi a valorização da vida e a prevenção ao suicídio. Profissionais da assistência social do município de Brejo Santo, participaram de uma entrevista ao jornalista Farias Júnior e explicaram a necessidade de falar sobre o assunto, os números de tentativas de suicídio no município e as ações que são realizadas para demover homens e mulheres dessa trágica ideia.
A Coordenadora da Proteção Social Especial, Daciana Cardoso, afirmou que o suicídio afeta muitos indivíduos em diferentes situações. Enfatizou a importância da abordagem do tema, até para que a população tenha mais acesso a informação, e ressaltou a relevância do trabalho multidisciplinar.
Márcia Úrsula que é terapeuta ocupacional, salientou que “não basta falar, temos que agir”, e trouxe dados das taxas de suicídio da cidade de Brejo Santo. Relatou também que o isolamento devido a pandemia, é um dos fatores do aumento dos casos de suicídio.
A assistente social e coordenadora do CREAS, Ariana Justino Teles, disse que a equipe multiprofissional da cidade acolhe pessoas que por vivenciar situações de violência estão mais expostas a ter um problema mental, como ansiedade e depressão.
Thiago Ferreira - Professor, pastor e presidente do instituto Ele Vive, falou da dinâmica das atividades do instituto e em como elas ajudam na prevenção ao suicídio.
Dentre as atividades realizadas pelo instituto, estão: reforço escolar, prevenção da violência contra crianças e adolescentes, palestras e cursos sobre o combate à violência e valorização da vida.
Números Preocupantes
Em Brejo Santo, nos 2 últimos anos, 2019/2020, ocorreram 149 violências por tentativas de suicídio, sendo 91 em 2019 e 58 em 2020. O sexo feminino é o mais acometido, as mulheres são mais praticantes do ato. Quanto à idade, prevalece à faixa etária de 15 a 39 anos em ambos os anos avaliados (2019/ 2020). A respeito da mortalidade, ocorreram 5 óbitos por suicídio em 2019 numa faixa etária de 20 a 69 anos. Nenhum óbito em 2020, até a presente data.
No Brasil para ampliar a assistência, foram habilitados novos CAPS, implantadas ligações gratuitas para o CVV em todo o país, além da qualificação dos profissionais que atuam no SUS. A cidade de Brejo Santo conta com o CAPS infantil, CAPS AD(Álcool e drogas) e o CAPS I.
Telefones para contato com o CRAS de Brejo Santo 99543056 ou 981173271
Para ver a entrevista na íntegra, clique no vídeo abaixo e avance até o momento desejado.
*Victória Ellen da redação do Blog do Farias Júnior.