Foto: Thais Mesquita/ O POVO |
"É inadmissível que nesse momento em que estamos, estejam acontecendo festas e aglomerações", ressaltou a secretária da Agefis, Laura Jucá. As festas encerradas foram parte das 13 interdições e das 15 autuações realizadas pela pasta no fim de semana.
"Nosso objetivo é preservar as vidas e o nosso verdadeiro inimigo é o coronavírus", citou. Divulgação dos dados aconteceu em transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Fortaleza nesta segunda-feira, 29, com a titular da pasta e com superintendente adjunto da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Disraelli Brasil.
Durante as ações, a Agefis apreendeu dois paredões de som nos bairros Bom Jardim e no Passaré. Desde o início da pandemia, em março do ano passado, a Agefis realizou mais de 13 mil ações de fiscalização e orientação das medidas contra o coronavírus, segundo Laura.
Fluxo de veículos reduzido
Segundo Disraelli, houve uma redução de 30% do fluxo de veículos em Fortaleza desde o início do lockdown, dia 13 de março. O trabalho com barreiras sanitárias também segue pela Capital, junto com trabalhos de orientação em postos de saúde e auxílio a pessoas com dificuldade de locomoção. "Grande parte da população tem cumprido [o isolamento social rígido] e isso mostra uma conscientização em que todos têm que ficar cientes para evitar a propagação do vírus", conversou.
As ações de fiscalização contam com a participação da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam) da Guarda Municipal de Fortaleza (GMFor), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).
Serviço
A população pode fazer denúncias de aglomerações clandestinas ou funcionamento de atividades não essenciais pelos canais de comunicação da Agência Fiscalização De Fortaleza (Agefis):
Número de telefone: 156
Aplicativo: Fiscalize Fortaleza
Página na web: denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br
*Da redação do BFJR, com O POVO.