Foto: Reprodução |
Uma história emblemática do Ceará foi tema de questão da edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A pergunta na prova de Ciências Humanas traz um episódio envolvendo o padre Cícero Romão Batista (1844–1934).
Na ocasião, uma hóstia oferecida pelo Padre Cícero à beata Maria de Araújo, durante a comunhão em uma missa, teria se transformado em sangue na boca da fiel. O caso foi registrado pela primeira vez em 1889, e teria ocorrido várias vezes nos dois anos seguintes. Duas investigações da Igreja Católica foram realizadas para analisar o fenômeno. A primeira concluiu se tratar de um milagre, enquanto a segunda afirmou que o caso não passava de uma encenação. O bispo do Ceará à época, Joaquim José Vieira, que tinha conflitos políticos com o pároco de Juazeiro do Norte, usou o segundo inquérito para excomungar Padre Cícero.
Embora o próprio religioso tenha ido a Roma pedir ao papa que o absolvesse, em 1898, a situação foi resolvida em definitivo apenas em 2015. Após 81 anos de sua morte, Padre Cícero foi perdoado pela Igreja Católica e reabilitado postumamente como sacerdote.
Fonte: O POVO