sexta-feira, 4 de novembro de 2022

COLUNA DO RAFAEL SOARES - Horror clássico e moderno em O Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro

O Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro é uma série antológica de horror da Netflix, uma das boas surpresas que foram adicionadas à plataforma esse ano. Macabra e deslumbrante, esta coleção de terror conta com oito histórias arrepiantes e cheias de pesadelos grotescos que foram selecionadas por Guillermo del Toro.


Nesta primeira temporada, que já está disponível completa na Netflix, del Toro reúne uma equipe de diretores renomados e assim como ele, premiados e com filmes campeões de bilheteria, para trazer à tela contos inéditos ou adaptações de histórias assustadoras e que por vezes nos fazem refletir sobre a origem do medo, onde muitas vezes não é a criatura que assusta de fato, mas o seu entorno.


A ideia do O Gabinete de Curiosidades tem inspiração em um conceito antigo à época do Renascimento que foram os percussores dos atuais museus de arte, tais gabinetes eram coleções raras de relíquias e artefatos de todas as partes do mundo, achados históricos, religiosos e até mesmo mitológicos.  


Como o próprio diretor falou sobre a série, sua intenção é reimaginar as noções de terror despertando sentimentos além do medo. As influências de del Toro pairam entre o fantástico e o grotesco, o horror clássico, o gótico e tudo isso pode ser visto no Gabinete de Curiosidades. E independentemente do tipo de histórias de terror que você goste, você com certeza irá se identificar com algumas das 8 histórias dessa primeira temporada. 


A série conta ainda com grande elenco e por ser antológica, isso é, quando cada episódio não possui uma relação direta com o anterior, assim é fácil de acompanhar e não fica aquela sensação de muito tempo empenhado na série.