sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

COLUNA DA FÁTIMA ALVES - PARABÉNS A TODAS AS MULHERES ADVOGADAS!


PARABÉNS A TODAS AS MULHERES ADVOGADAS!

Ontem dia 15 comemorou-se o dia da advogada! Sim, da mulher que exerce essa função tão nobre. É um dia comemorado em todo o território nacional é celebrada desde 2016, onde foi estabelecido como o “Ano da Mulher Advogada”, em justa comemoração às mulheres atuantes na advocacia. O objetivo da data é fortalecer a luta pela igualdade de direitos para as mulheres advogadas e celebrar as conquistas femininas no campo profissional.


A cada ano que passa, o número de mulheres advogadas vem crescendo exponencialmente. Segundo dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 2022 foram contabilizadas 669.998 mulheres advogadas, o que representa mais de 50% do total de profissionais atuantes, que é de 1.389.328. Neste ano, foi a primeira vez que o número de mulheres na advocacia superou o de homens.

A data também homenageia Myrthes Gomes de Campos, a primeira mulher advogada do Brasil. Nascida no ano de 1875 em Macaé, no Rio de Janeiro, Myrthes foi a primeira brasileira matriculada no curso de direito e a primeira a concluir o bacharel em 1898.  Porém, por conta do forte preconceito e da premissa da época de que a atividade jurídica era restrita aos homens, depois de muita luta, Myrthes conseguiu a legitimidade profissional ingressando no Instituto da Ordem dos Advogados do Brasil, atual OAB.  Myrthes foi uma das primeiras mulheres a incentivar o debate sobre a emancipação da mulher no campo jurídico e atuou fortemente na luta até a data de sua morte, no dia 20 de janeiro de 1963, deixando um grande legado para as mulheres na justiça brasileira.

Para que o sistema patriarcal que desenvolveu o país seja quebrado, é necessário a luta e colaboração de todos os gêneros. Mesmo a passos lentos, os avanços para as mulheres no mundo do direito são importantes e legítimos. Cada progresso deve ser comemorado, sem diminuir o constante combate ao machismo, principalmente nos ambientes em que historicamente os homens ocupam espaços de poder. (fonte: https://www.ung.br/noticias/dia-da-mulher-advogada-conheca-historia)

Parabéns a vocês que exercem com maestria esse trabalho, força e coragem no que realizam! Cito algumas em representação a todas: Isadora Maria Alves, Cicera Marise Caetano Sousa, Aguida Landim, Madalena Santos, Juliana Santos Monte, Taline Ferreira, Bárbara Evelyn, Andressa Macedo, Carolina Macedo, Damiana Euda, Helen Barros, Alexandra, Iasmin Viana, Maria Hermynia, Gladja Lucena, Eloneide Rodrigues, Gil Rocha, Sonia Leite, Jamile Dantas.