quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

COLUNA DA FÁTIMA ALVES: Parabéns Monsenhor Dermival - Reserva Moral para Brejo Santo

Quando entrevistei Guilherme Landim para o lançamento do Livro em 2016, momento em que aconteceria os 60 anos de vida Sacerdotal do Monsenhor Dermival, em sua fala Guilherme expressou o seguinte: “MONSENHOR É UMA RESERVA MORAL PARA BREJO SANTO. É como um pai para todos nós Brejossantenses. Eu já nasci e me criei na minha casa ouvindo do meu pai e da minha mãe um bem querer muito grande pelo Monsenhor Dermival. Um respeito imenso como um servo de Deus, que é o que ele é. Cumpridor de seus deveres, extremamente dedicado, uma pessoa justa, é pontual, que é algo que é conhecido e comentado por todos os brejossantenses, enfim, uma pessoa que nós temos um carinho todo especial. Acho que é uma personalidade, que não nasceu em Brejo Santo, mas que é filho desta terra, realmente como um pai de todos nós”. 


Então assim, Guilherme foi expressando (2016) sentimentos de gratidão, da convivência do Monsenhor: “É muito bom dizer que conviveu, que conheceu, que está com ele, que participa das missas. É engraçado até falar, e isso eu comentava com papai, que a gente ao chegar na matriz e a missa não ser com o Monsenhor Dermival, é diferente”. Descreve como a presença do Monsenhor ser tornou forte na vida dos brejossantenses e na vida de sua família, muitas vezes almoçaram juntos (ele e seu pai Welington), de ouvir suas histórias, ele conclui: “Enfim, sem dúvida nenhuma, uma das maiores reservas morais que nós temos aqui em Brejo Santo”. 


Uma marca nas falas de Guilherme sobre o Monsenhor é quando retrata sobre a missão: “Desempenhou e sempre vai continuar a desempenhar sua missão com maestria...”. Trago assim a fala de Guilherme Landim homem público e honrado, em nome de todos nós Brejossantenses, para homenagear os 91 anos de vida do Monsenhor Dermival de Anchieta Gondim ocorrido nesse dia 08 de dezembro. De fato, quando hoje vemos o Monsenhor sentado em sua calçada participando ou ouvindo a missa, está cumprindo seu sacerdócio com maestria. Respeitado por todos que passam, cumprimentado por adultos, crianças, todos querem falar com ele. 


No livro além de Guilherme, há outros depoimentos de pessoas honradas que expressaram seus sentimentos de gratidão a Monsenhor que merece o titulo de Reserva Moral, foram: Socorro Monte, Dr. Lucena, Sr. João, Socorro Silva, Ana Cristina Monte, Juliana Monte, Ruy Eudes, Zeneida Sampaio, Colice Figueiredo, Carmem Martins, Bernadete Silva, Edla Tavares, Anetilia, Flávia Nonato, Dra Teresa Landim. 


Parabéns ao Monsenhor, pelos anos vividos, pelo seu sacerdócio, pela entrega na missão, POR SER A RESERVA MORAL DE BREJO, título honrado e merecido.