sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Vice-governadora eleita, Jade Romero é anunciada como secretária das Mulheres do Ceará


Foto: Arquivo pessoal

A vice-governadora eleita do Ceará, Jade Romero (MDB), vai assumir a Secretaria de Mulheres do próximo governo do Ceará, que passa a ser comandado por Elmano Freitas a partir do próximo dia 1º de janeiro de 2023. O governador eleito divulgou, nesta quinta-feira (29), mais nomes que vão compor o próximo secretariado.


Jade Afonso Romero é graduada em Gestão Pública pela Universidade de Fortaleza (Unifor), especialista em Políticas Públicas pela UGF e mestranda em Administração Pública pela Universidade de Lisboa.


Ela foi secretária-executiva do Esporte do Governo do Ceará na gestão Camilo Santana, secretária de Participação Popular de Fortaleza, e já representou o Brasil na cúpula jovem dos Brics. A vice-governadora pauta a carreira política com a atuação nas áreas de Juventude e Mulheres.


Desenvolvimento Econômico, João Salmito Filho: é professor e cientista social formado pela Uece, com mestrado concluído e doutorado em andamento em Políticas Públicas pela Uece. Possui MBA em Gestão e Governança Pública pela Unipace. Foi vereador de Fortaleza de 2005 a 2018 e presidente da Câmara Municipal de Fortaleza por três vezes. Foi, ainda, secretário do Turismo de Fortaleza em 2013/2014. É deputado estadual reeleito para segundo mandato.


Turismo, Yrwana Albuquerque Guerra: possui formação e pós-graduação em Turismo. Já atuou como gerente e assessora em várias áreas e diretorias da Secretaria do Turismo do Ceará e também possui experiências no turismo junto ao setor privado. Atualmente é secretária municipal de Turismo e Cultura de Caucaia.


Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz Ricardo: eleito para o terceiro mandato seguido, ele é trabalhador rural que ainda jovem iniciou sua militância na Pastoral de Juventude do Meio Popular (PJMP) e no Movimento de Educação de Base (MEB). Presidiu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR) de Massapê, entre 1990 e 1993, e foi coordenador regional, secretário de finanças e presidente da Fetraece.


Meio Ambiente, Vilma Maria Freire dos Anjos: é administradora, especialista em Gestão Pública e mestranda em Políticas Públicas. Coordenou a implantação do PPA Participativo do Estado do Ceará de 2007 a 2010. É a primeira mulher a presidir a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), cargo que ocupa desde 2019. Única mulher a presidir o Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária, até maio de 2022.


Trabalho, Vladyson da Silva Viana: é presidente do Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (IDT). Atuou na formulação de diretrizes para a criação de políticas públicas para a juventude, como gerente de projetos no Gabinete do Governador e como integrante da coordenação do Projovem Campo e Urbano. Na esfera federal, foi chefe de gabinete da Secretaria e Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde e diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS.


Povos Indígenas, Juliana Alves: é Cacika Irê do povo Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz, e professora indígena. Possui licenciatura em Educação Indígena e mestrado em Antropologia pela UFC. Já foi diretora da Escola Indígena do Povo Jenipapo-Kanindé. É cofundadora da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga).


Esporte, Rogério Nogueira Pinheiro: permanece no secretariado sendo atualmente responsável pela área de Esporte e Juventude. É graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Rogério Pinheiro é pós-graduando em Gestão e Empreendedorismo no Esporte. Foi chefe de gabinete do diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e atuou nas secretarias do Esporte do Estado.


Controladoria e Ouvidoria, Aloísio Barbosa de Carvalho Neto: é graduado em Direito pela Unifor, com atuação como advogado. Foi secretário de Finanças de Fortaleza, secretário-executivo da SSPDS e da Sesporte; superintendente Federal da Pesca e Aquicultura no Ceará e superintendente Executivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Em 2019 assumiu como secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, cargo que já havia ocupado de 2007 a 2010.


Igualdade Racial: Zelma Maria: é graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com mestrado em Sociologia do Desenvolvimento pela UFC. É professora da graduação e do mestrado em Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará. De 2015 a 2020 comandou a política de igualdade racial do estado. Em 2020, assumiu a Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Governo do Ceará.

 

*Fonte: g1