quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Brejo-santense Leonardo Macêdo é eleito presidente do CFA

Representante dos Administradores do Ceará, o brejo-santense Leonardo José Macêdo foi eleito presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), em Sessão Plenária realizada nesta quinta-feira (12/01), em Brasília.


Logo após o resultado da votação, Leonardo ressaltou a importância dos profissionais de Administração no mercado e comentou: “Antes de ser um problema político, o Brasil tem um sério problema de Gestão. E quem melhor que nós, Administradores, para contribuir com o avanço do país”.


Leonardo defendeu o exercício legal da profissão e ressaltou a importância do Sistema CFA/CRAs na garantia do espaço de atuação dos Administradores. O novo presidente declarou ainda que a entidade deverá apoiar os CRAs do país através do aprimoramento do programa de Gestão Compartilhada, intensificando fiscalizações e incentivando ações que aproximem mais profissionais ao Conselho.


Administrador, Advogado, Contador e um apaixonado por aviação, Leonardo ficou órfão de pai muito jovem, ainda menor de idade assumiu o papel de provedor, sustentando sua mãe e irmãos. Organizado e com excelente percepção administrativa, construiu riqueza assessorando gestores, públicos e privados, de todo Ceará.


Em 2015, foi eleito presidente do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE), onde implementou o programa de Inteligência Fiscal, possibilitando ao Conselho fiscalizar todos os editais de prefeituras, câmaras municipais e consórcios públicos do estado. Só em 2022, quase 14 mil editais foram analisados, resultando em 70 impugnações e 3 mandados de segurança.


Eleições

No dia 22 de novembro de 2022, profissionais de Administração de todo Brasil participaram das eleições de novos Conselheiros Regionais e Federais. Cada Unidade da Federação elegeu um conselheiro federal e um outro suplente.


As regras gerais do pleito foram previstas na Resolução Normativa do CFA nº 613/2021, cabendo aos conselhos regionais operacionalizar o processo a partir Comissão Permanente Eleitoral (CPE), designadas pelo plenário de cada CRA.


O voto foi obrigatório para todos os profissionais de Administração registrados, ativos e adimplentes com os Conselhos Regionais de Administração (CRAs).


*Fonte: Ceará em off