sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Cariri - Mestre da cultura denuncia que foi agredido por policiais durante abordagem


O mestre da cultura Francisco Gomes Novais, o “Mestre Nena”, de 71 anos, denunciou ter sido agredido por policiais militares durante uma abordagem na casa do filho dele, no Bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. Nesta sexta-feira (27) ele foi ouvido Controladoria Geral de Disciplina (CGD).

Mestre Nena faz parte do grupo "Bacamarteiros da Paz", uma das mais tradicionais manifestações folclóricas do Nordeste, sendo considerado um Tesouro Vivo no Ceará.

Conforme Francieldo Ribeiro Novais, filho do mestre da cultura, que também afirmou ter sido agredido, a ocorrência começou quando agentes do Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) chegaram à residência deles no sábado (21), com a justificativa de que iriam fazer buscas de armas e drogas.

Durante a ação, Francieldo que questionou se os policiais tinham mandado de busca e, no momento que foi fazer uma ligação, passou a ser agredido.

"Após eu virar, ele já foi dando nos meus peitos e socando, dizendo que eu estava inflamando a área e eu disse que não fiz nada, apenas iria fazer uma ligação e ele achou ruim. Eu sei dos meus direitos. Novamente ele veio me agarrando pelo pescoço, o outro torceu meu braço direito e foi levantando, outro pegou na mão esquerda e outro levantou as minhas pernas. Nisso eu fiquei sem ar", disse Francieldo.

*Fonte:G1.