sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

COLUNA DO DAVID JÚNIOR: Hoje é Dia de Reis!

Para a tradição cristã este dia celebra a visita dos Reis Magos ao Menino Deus, ofertando ao Jesus menino: ouro, incenso e mirra. 

A folia de reis possui origem ibérica, e ao chegar ao Brasil ganhou características populares e muito colorido. Entre suas manifestações nasceu a cultura do Reisado, dança folclórica, na qual seus brincantes dançam e cantam, ornamentadas com  figurinos de cores fortes, espelhos, coletes, capacetes e espadas, ao som de violões, pandeiros e instrumentos de pau e corda. 

Em Brejo Santo a manifestação do Reisado teve início em meados de 1968, no sítio Pontal da Serra, zona rural do município, iniciada pelo mestre Raimundinho Cajueiro, e sendo levada adiante por outros líderes, entre eles o senhor João Cardoso Ferreira. O Mateu era representado por João Simão e Raimundo Penha, que alegravam um grupo de 16 pessoas, tirando o reisado, de casa em casa, de terreiro em terreiro, e em festas religiosas da região da Serra. 

Em 2005, após alguns anos de inatividade, o Reisado do Pontal da Serra foi resgatado pelo Professora Francisca Maria do Nascimento, conhecida como Mocinha, diretora da Escola José Cardoso Ferreira. Crianças e adolescentes passaram a participar do Reisado, e sendo incentivados a conhecer e valorizar a tradição antes mantida por avós, pais e outros parentes. 

Os ensaios eram realizados na escola, e as apresentações realizadas em casas de famílias, renovações do Sagrado Coração de Jesus, Praças, pavilhões e quadras de comunidades. 

Na foto, foram identificados os brincantes: Chico Tonheiro, Zé Calixto, Raimundo Boi, Erasmo Antônio, Seu Gaia, Raimundo André, Antônio de Rosa, Chico Ângelo e Tico Boi. 

Colaboração: Seu Gaia, Erasmo Antônio e Ítalo José, três gerações de brincantes do Reisado do Pontal da Serra.