(Foto: Alexia Vieira/O Povo) |
Choveu em mais de 100 municípios do Ceará no primeiro dia da quadra chuvosa. Dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indicam que foram registradas precipitações em pelo menos 106 cidades, entre as 7 horas de quarta-feira, 1º, e as 7 horas desta quinta-feira, 2.
Imagens de satélite captadas às 8 horas desta quinta-feira mostram que há maior concentração de nuvens em áreas do Noroeste (Litoral Norte) e Sul (Cariri) do Ceará, que estão associadas à chuva.
Iguatu, na região do Sertão Central e Inhamuns, teve os maiores acumulados das últimas 24 horas, registrando 110 milímetros (mm) de chuva.
Veja as 10 maiores chuvas do dia:
Iguatu (Posto: Barro Alto): 110 mm
Cedro (Posto: Varzea da Conceição): 57 mm
Mucambo (Posto: Mucambo): 50 mm
Itarema (Posto: Carvoeiro): 47 mm
Ipaumirim (Posto: Santo Antonio): 43,2 mm
Pacatuba (Posto: Escola Prof Luiza Teodoro): 41 mm
Marco (Posto: Marco) : 41 mm
Ibiapina (Posto: Sítio Pituba) : 40 mm
Cascavel (Posto: Cascavel): 39,2 mm
Trairi (Posto: Trairi): 38 mm
Previsão do tempo
Previsão da Funceme aponta uma diminuição do volume de chuvas para todas as macrorregiões do Estado até sábado, 4.
Para quinta e sexta-feira, os maiores acumulados são esperados nas macrorregiões do Litoral Norte, Ibiapaba e Cariri. Nas demais regiões, há uma menor possibilidade de chuva ao longo do dia. As chuvas deverão ser passageiras e de fraca intensidade.
O motivo das chuvas são áreas de instabilidades proveniente do oceano, devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que encontra-se em torno da linha do Equador. Há também influência de efeitos locais, como o sistema de brisa, temperatura e umidade elevadas, e interação da circulação dos ventos com o relevo.