A jovem estudante Letícia Marques de Abreu, 18 anos, ficou muitas noites em claro enquanto se preparava para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. O esforço rendeu à jovem a nota máxima (1.000 pontos) na redação. Os boletins de desempenho foram divulgados nesta quinta-feira (9), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Letícia Marques de Abreu é estudante da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Isaías Gonçalves Damasceno, em São Benedito, a 360 km de Fortaleza. A jovem afirmou ao g1 que sempre estudou em escola pública e que completava o aprendizado assistindo vídeos pelo YouTube e livros que conseguia com parentes e professores.
“Sempre estudei na garra, pelo Youtube e com poucas condições de acesso, mas sempre batalhei bastante e li muitos livros para conseguir chegar aonde eu cheguei. Todo o esforço que tinha feito com muitas noites sem dormir valeu a pena. Eu tinha alcançado o tão sonhado nota 1 mil na redação e quem sabe uma aprovação no curso de medicina numa universidade federal”, afirmou.
Nas oficinas de redação da escola pública, a estudante manifestou protagonismo desde que entrou na unidade de ensino, contando com o apoio dos professores. “Gostaria de agradecer à escola em que estudei, pois os professores sempre estavam à disposição, independentemente do horário. Desde a pandemia, sempre tive um grande suporte da escola, o que foi muito importante.
Filha de pais separados, Letícia Marques mora com a mãe. A estudante afirmou que, apesar de humildes, os pais sempre a apoiaram nos estudos. "Foi muito gratificante ver que todo meu esforço tinha dado certo, que valeu a pena".
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, parabenizou a estudante pelo feito. "Desejo muito sucesso à Letícia e a todos os estudantes do nosso estado que ingressarão na universidade neste ano", afirmou em redes sociais.
*Fonte: G1.