quinta-feira, 16 de março de 2023

Universidade no Ceará reforça segurança após mensagem nazista com ameaça

Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

A Secretaria da Segurança Pública investiga e tenta identificar quem fez mensagens de ameaça e desenhos com símbolo nazista no banheiro dentro da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral. Alunos encontraram na terça-feira (14) uma suástica no quadro, símbolo que faz alusão a Adolf Hitler e ao partido nazista na Alemanha dos anos de 1930.


Apologia do nazismo usando símbolos nazistas, distribuindo emblemas ou fazendo propaganda desse regime é crime previsto em lei no Brasil, com pena de reclusão.


A Polícia Civil afirmou que um estudante registrou um boletim de ocorrência informando que uma mensagem com teor de ameaça foi vista na parede de um banheiro do campus, que fica no bairro Derby Clube.


Segundo a Polícia Militar, houve reforço do policiamento tanto no interior, quanto nos arredores do campus. A Delegacia Municipal de Sobral investiga e realiza investigações para identificar o autor da mensagem.


A instituição de ensino também se pronunciou e lamentou as ameaças e ato de vandalismo em apologia ao nazismo. A universidade afirmou que acionou os órgãos de segurança e reforçou a equipe armada dentro do campus.


Denúncias

A Secretaria da Segurança afirma que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o (88) 3677-4711, o número de WhatsApp da Delegacia Municipal de Sobral, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.


As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp.


Apologia ao nazismo

A apologia do nazismo usando símbolos nazistas, distribuindo emblemas ou fazendo propaganda desse regime é crime previsto em lei no Brasil, com pena de reclusão.


A apologia do nazismo se enquadra na Lei 7.716/1989, segundo a qual é crime:


Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa – ou reclusão de dois a cinco anos e multa se o crime foi cometido em publicações ou meios de comunicação social.


Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

 


*Fonte: g1