domingo, 2 de abril de 2023

Após alagamento, moradores pegam fartura de peixes com a mão no Ceará

Foto: Reprodução/ TV Verdes Mares

Moradores da cidade de Iguatu, no Centro-Sul do Ceará, já garantiram o peixe da Semana Santa de graça em uma área de vegetação alagada pelas chuvas na última terça-feira (28). Apesar da fartura, que fez com que fosse possível pegar os animais com as mãos, o pescado da espécie curimatã pode ser apreendido, por está na época de defeso.


Vídeos gravados por testemunhas mostram dezenas de pessoas retirando os peixes da água e armazenando eles em veículos, para serem transportados para outros locais.


A abundância de peixes no mesmo local foi causada pela sangria de um açude no Sítio Queimadas, que fez com que os animais fossem levados para uma lagoa rasa e ficassem presos à vegetação.


O secretário de agricultura de Iguatu, Venâncio José Vieira, alerta que apesar de parecer algo inofensivo, o ato é considerado crime ambiental, pois o curimatã está na época de defeso e nesse período a pesca dele é proibida.


O curimatã é um peixe de água doce, importante por ajudar a manter o equilíbrio do ecossistema na região.


De acordo com um Decreto Federal, a multa para quem estiver pescando, transportando, comercializando ou armazenando espécies ainda sob restrição de pesca durante o período do defeso pode resultar em detenção e multa de até R$ 100 mil.


Chuvas fortes e pistas alagadas

As fortes chuvas que ocorrem no estado no fim de semana também romperam uma estrada em Aracoiaba e causaram deslizamento de rochas em uma via que dá acesso à cidade de Guaramiranga.


Em Umirim, no interior do estado, um motorista e um passageiro foram resgatados de um veículo levado pela água em uma estrada alagada na cidade de Umirim, no interior do Ceará, na tarde deste sábado (1º).


No vídeo feito por moradores do distrito de Barro Branco, área afetada pelas chuvas, é possível ouvir quando o motorista grita por socorro. "Socorro. Abre a porta", diz.

 


*Fonte: g1