Para ativar e ter acesso à ferramenta digital, que pode ser utilizada pelo celular ou computador, basta o usuário comparecer a um dos postos do Detran-CE e solicitar a autorização para um servidor ou colaborador no momento do atendimento presencial. No momento, é cadastrado um e-mail e feita a captura de biometria facial, dando mais segurança ao processo. Em seguida, será disponibilizado um Token (código específico), para que o usuário tenha acesso, através do e-mail cadastrado, a serviços como: alteração de endereço, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) atualizado, emplacamento, transferência, entre outros.
Assim, após o atendimento presencial no posto do Detran, o usuário poderá receber, por exemplo, o CRLV-e através do seu e-mail, acompanhando a liberação do documento através aplicativo, sem precisar se dirigir ao posto de atendimento.
Outro serviço que se torna simplificado no Balcão Digital é a vistoria veicular, que antes era feita manualmente e, agora, passa a ser realizada através do aplicativo, com captura de imagem da numeração do motor, chassi e do próprio veículo, oferecendo maior segurança ao serviço.
Fonte: Gov. do Ceará