segunda-feira, 17 de abril de 2023

Documentário sobre Menina Benigna é produzido pela TV Assembleia

Foto: Reprodução/TV Assembleia

A história por trás da beatificação de Benigna instigou a TV Assembleia a produzir um documentário profundo e sensível da Menina que, hoje, é sinônimo de fé. Santana do Cariri, cidade onde viveu e morreu tragicamente, agora será palco da rememoração da primeira beata em som e imagem.

Morta no dia 24 de outubro de 1941, com apenas 13 anos de idade, Benigna Cardoso da Silva foi vítima de feminicídio — à época, quando o crime sequer era reconhecido de tal forma —, no sítio Oiti, onde morava com a família adotiva. Desde então, ela é conhecida, por fiéis, como mártir, e chamada de "Heroína da Castidade" pelo padre Cristiano Coelho, considerado seu mentor espiritual.

A repercussão foi tanta que motivou um processo feito pela diocese do Cariri em favor de sua beatificação, que havia sido autorizada pelo Vaticano em 2019, mas, devido à pandemia, foi adiada. A equipe de produção acompanhou a cerimônia de beatificação de Menina Benigna, que ocorreu na mesma data de sua morte, porém em 2022, e também a romaria, no dia seguinte, 25, quando sua imagem foi transportada em procissão do Crato para Santana do Cariri.

Fonte: O POVO