“Estamos falando de alguém que é médico, vice-prefeito, tem experiência de gestão e, no meu critério de avaliação, é a pessoa indicada para cuidar do hospital”, afirmou o petista, durante agenda ao lado da ministra da Saúde Nísia Trindade, no Hospital Albert Sabin.
Próximo do deputado estadual Fernando Santana e do ministro Camilo Santana (Educação), ambos do PT, Sampaio vai substituir Demostênia Coelho Rodrigues, que está no cargo desde 2011, ao qual chegou por meio de seleção pública.
Na última terça-feira, 16, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) pediu “esclarecimentos à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e ao Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) sobre a indicação” do vice-prefeito ao posto na unidade da região.
Por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, o MPCE sustentou que “a indicação do Governo para o cargo de direção de um equipamento que não está sob sua administração direta burla os princípios da administração pública e vai de encontro aos processos seletivos realizados até então pelo hospital para contratação de funcionários”.
Questionado pelo O POVO sobre o assunto, Elmano respondeu ter visto “pela imprensa a notificação, mas não li”. Em seguida, reiterou que o vice-prefeito “será colocado lá para poder melhorar o serviço que já prestamos no HRC”.
O nome do político, contudo, tem enfrentado resistência dos servidores lotados no equipamento. Na última semana, um abaixo-assinado contrário à condução de Sampaio à direção do hospital foi divulgado.
Nele, os signatários sugerem que o critério na mudança é político e que a atual diretora desempenha sua função por causa de predicados técnicos, e não porque seria vinculada a alguma liderança.
A contratação de Sampaio, no entanto, está selada. O pedido já teria sido chancelado dentro da Secretaria da Saúde do Estado.
Ex-deputado estadual, o médico tem qualificações técnicas, mas seu perfil se destaca por atividades políticas. Já foi titular da pasta da Saúde de Juazeiro, cidade da qual é hoje vice-prefeito.
No Cariri, tem bom diálogo com forças políticas, mantendo elos mais estreitos com Camilo e Fernando Santana, cotado para concorrer à Prefeitura do município em 2024.
*Fonte - Henrique Araújo do O POVO.