sexta-feira, 2 de junho de 2023

Criação cearense, capacete Elmo concorre a prêmio internacional de medicina

Foto: Reprodução/Governo do Ceará

O capacete Elmo, tecnologia cearense de respiração assistida, é semifinalista do "Prêmio Euro: Inovação na Saúde", que reconhece o potencial de inovação de profissionais latino-americanos da área da medicina. O projeto foi um dos 11 escolhidos dentre 850 iniciativas cadastradas por médicos de 16 países da América Latina. O capacete atendeu mais de 40 mil pacientes e teve uma taxa de sucesso - ausência de intubação - em torno de 66%.

Desde a etapa das inscrição até as avaliações internas, foram seis meses. Agora, na semifinal, a decisão será por meio de uma votação popular entre médicos, e qualquer profissional pode participar. Os vencedores ganharão suporte financeiro para investir em projetos de pesquisa, inovação e educação na área da saúde.

“Todo o recurso [do prêmio] vai ser investido em novas pesquisas para desenvolvimento, por exemplo, do capacete Elmo pediátrico ou o Elminho. A gente está vendo muitos problemas em crianças, e o Elminho pode ser uma alternativa utilizada também nesse sentido”, afirmou Alice Pequeno, diretora de Inovação e Tecnologias da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em nota à imprensa.

Fonte: O POVO