Foto: Divulgação |
Em resposta à crise na oferta do tratamento para casos de câncer no Estado, o Ministério Público do Ceará (MPCE) realizou nesta quarta-feira, 26, uma audiência pública para discutir medidas emergenciais. Na ocasião, a Secretária Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Joana Gurgel, anunciou a abertura de 1.200 vagas por mês para o tratamento de pacientes oncológicos.
Na última terça-feira, 18, o governador Elmano de Freitas anunciou o investimento de cerca de R$ 22 milhões para o tratamento de pacientes com câncer. Segundo o Governo do Estado, desse total serão repassados R$ 10 milhões para o Instituto do Câncer do Ceará (ICC).
Quanto ao Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio), uma das principais unidades de saúde em tratamento oncológico do Ceará, não foi informado uma ação emergencial para a reabertura do serviço a novos pacientes. Desde o último dia 11 de julho, as consultas iniciais para pacientes da Capital e de cidades do Interior na unidade de saúde estão suspensas.
Fonte: O POVO