segunda-feira, 3 de julho de 2023

Incêndios residenciais crescem quase 15% no Ceará em 2023

Foto: Reprodução/Gov. do Ceará

O número de incêndios em residências cresceu quase 15% nos primeiros cinco meses de 2023 no Ceará em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 524 ocorrências entre janeiro e maio deste ano, contra 456 em 2022. Os dados, fornecidos ao O POVO pelo Corpo de Bombeiros, refletem a tendência de alta observada nos últimos anos nesta modalidade de sinistro.

Conforme os dados repassados pela corporação, em 2019 o Estado registrou 935 ocorrências. No ano seguinte, o número subiu para 1.040. Em 2021 houve uma pequena oscilação para baixo, com 1.020 incêndios. No ano passado, as estatísticas voltaram a aumentar, chegando a 1.184 casos. Em todos os anos analisados, houve mais sinistros em Fortaleza do que nos municípios do Interior.

As panes elétricas ocasionadas por esse tipo de eletroeletrônico, inclusive, são causa frequente para os incêndios residenciais, segundo destaca o tenente-coronel Mardens Vasconcelos, comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros em Itapipoca. “Geralmente, após muitas horas de uso, o motor esquenta e pode originar a chama, que se espalha pela camada de plástico”, explica.

Fonte: O POVO