Foto: Governo do Ceará |
A junina Nação Nordestina, de Juazeiro do Norte, foi a vencedora do XVIII Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino, que aconteceu este ano na cidade de Quixeramobim, entre os dias 27 a 30 de julho. A quadrilha, que se apresentou no domingo (30), conquistou a pontuação de 419,7 com um tema que falava de gula e das delícias culinárias na celebração junina. O Ceará Junino é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura.
Com muita dança e música, a quadrilha Nação Nordestina dramatizou uma história que se passava na cidade fictícia de Mingula, onde o pecado da gula era característico. A cidade, por sua vez, ganhou uma permissão divina inédita: poderia desfrutar de toda sorte de comida junina, sem limitações, durante a festa de São João.
Já a vice-campeã foi a Junina Babaçu, de Fortaleza, que, na segunda noite do campeonato, contou a história de amor do carioca Martinho com a cearense Carolina. A união culminou em um casamento que se tornou um São João apoteótico, em boa parte por influência do intercâmbio cultural do casal (um carioca da gema e uma cearense arretada). Com isso, a junina demonstrou como a festa típica muda e se renova como a sociedade e a cultura.
Fonte: Governo do Ceará