Foto: Divulgação |
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), garantiu a implementação de programa de apadrinhamento para crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional no município de Crato.
O lançamento do projeto aconteceu em 22 de junho, durante seminário realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subsecção Crato. A ideia é promover o desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes institucionalizadas no município, mediante apoio afetivo, financeiro e em serviços, começando pela Casa do Acolhimento.
O tema está sendo acompanhado pelo titular da 4ª PJ de Crato, promotor de Justiça David Moraes da Costa. Durante o lançamento, foram apresentados dois painéis, um tratando sobre como funcionará o programa e outro sobre a entrega voluntária. A cooperação entre MPCE e TJCE faz parte das ações do Programa Minha Cidade Meu Abrigo, do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Caopij), e tem como finalidade estimular a convivência familiar e integração entre sociedade e crianças e adolescentes em acolhimento institucional, especialmente os disponíveis para adoção tardia ou com problemas de saúde.
Em Crato, a instalação do programa decorre de Procedimento Administrativo instaurado pelo MPCE em 2 de fevereiro de 2023, através de portaria subscrita pelo promotor de Justiça David Moraes da Costa. A ausência de programa na cidade foi constatada após diagnóstico realizado pelo Caopij nos municípios cearenses. O intuito é que essas ações ampliem as oportunidades de convivência familiar e comunitária por meio de visitas, passeios e outas atividades realizadas entre as crianças e adolescentes e seus padrinhos.
Fonte: Ascom MPCE