Foto: Reprodução |
O aluno atingido por um aparelho de musculação em uma academia em Juazeiro do Norte, segue internado no Hospital Santo Antônio, em Barbalha. O seu estado de saúde foi atualizado há cerca de duas horas, em nota divulgada pelo hospital em seu perfil no Instagram.
“O paciente, vítima do acidente numa academia de musculação, em Juazeiro do Norte, está internado em situação estável, fora da UTI, passando por exames de avaliação e definição da melhor conduta médica para tratamento”, informou o hospital.
Segundo nova nota do hospital Santo Antônio, a cirurgia foi realizada em quatro horas, sem intercorrências. Como trata-se de uma lesão grave na coluna, o jovem tem "menos de 1% de chance de voltar a andar", segundo a equipe de Neurocirurgia da instituição. O procedimento foi feito para estabilizar a coluna.
Pelas redes sociais, o coordenador da Neurocirurgia do Hospital Santo Antônio, João Ananias, projetou a cirurgia.
“O paciente vai ser operado este fim de semana pela equipe de neurocirurgia, objetivando estabilizar a coluna dele, porque ela tá instável, ela tá móvel, então ela vai ser fixada para estabilizar essa coluna. Foi um trauma de grande proporção, de grande impacto, um trauma grave, e a gente vai estabilizar para poder o paciente sentar e depois ver a possibilidade de reabilitação”.
Ele explicou ainda a baixa probabilidade de ele voltar a andar. “Essa possibilidade [de voltar a andar] é pequena em função de que a parte óssea fez quase que uma amputação na função tóraco-lombar dele então as vias de comunicação, os nervos que sobem e descem para o cérebro, se perderam, praticamente. Então, a possibilidade é muito pequena. É claro que depois ele vai ter que fazer ressonância pra gente ver isso”, conclui.
Nas redes sociais, o neurocirurgião informou que a equipe médica está desenvolvendo “todo o esforço para reduzir as angústias do paciente e sua família”.
Entenda o caso
Um aparelho de musculação desabou sobre os ombros de um aluno, nas dependências de uma academia na região do Cariri, Interior cearense. O caso aconteceu nesta sexta-feira, 4, na cidade de Juazeiro do Norte.
As cenas registradas pelas câmeras do local mostram o instante em que a máquina de agachamento se desprende sobre o homem, que estava sentado na base do aparelho, e pessoas ao redor se apressam para ajudar a erguer a parte sobre suas costas. Confira:
Aluno é atingido por aparelho de musculação em academia no Ceará: https://t.co/vo3pI4NrnP pic.twitter.com/d6orrhUOs9
Nas imagens, é possível identificar que o homem acabou temporariamente imobilizado em decorrência do incidente. Pouco antes do acidente, o aluno havia feito uma sequência de exercícios e, em seguida, depois de acionar o travamento, ampliou a carga com mais duas anilhas.
Em nota, a academia informou que o caso aconteceu quando, após concluir um conjunto de exercícios, o aluno decidiu descansar na plataforma destinada ao apoio dos pés, e, de maneira acidental, a máquina acabou se soltando.
Ainda de acordo com o estabelecimento, "o aparelho em questão se encontrava em perfeito estado de funcionamento, visto que, a máquina foi adquirida há menos de 60 dias".