terça-feira, 8 de agosto de 2023

Banco do Nordeste lança plano de ação para incentivo ao turismo no Cariri


O Banco do Nordeste (BNB) lança, nesta quarta-feira, dia 9, o Plano de Ação Territorial para o Turismo no Cariri, envolvendo os municípios de Araripe, Assaré, Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. O evento será realizado no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, em Juazeiro do Norte, a partir das 9 horas. O plano tem o objetivo de contribuir com a organização da cadeira produtiva do turismo, conferindo maior competitividade aos empreendimentos e tornando-a inclusiva, sustentável e com maior capacidade de geração de emprego e renda.

“Temos muito a oferecer, principalmente em termos de atrativos naturais. Só nos falta estruturar melhor essa cadeia produtiva, de modo que possamos fazer da atividade turística organizada um acelerador do desenvolvimento regional”, afirma a superintendente estadual, Eliane Brasil, sobre a iniciativa.

O plano de ação para o turismo no Cariri faz parte do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter), que trabalha a estruturação das diversas cadeias produtivas, incorporando estratégias que potencializam essas atividades, como a construção e implementação dos planos de ação e a dotação orçamentária para financiamentos, além do fortalecimento da governança por meio de comitês locais e territoriais, bem como da integração das políticas públicas necessárias ao desenvolvimento local e territorial.

As ações oriundas dos planos de desenvolvimento favorecem, entre outros aspectos, a cooperação entre empreendedores e parceiros, a difusão de tecnologias e inovação e o apoio à execução de políticas públicas que promovam o desenvolvimento da população local.

Além do turismo no Cariri, o Banco já vem trabalhando planos de ação em outras regiões do Estado, conforme a vocação de cada localidade. “Já temos planos de ação para a apicultura, bovinocultura de leite, cajucultura, ovinocaprinocultura, dentre outros”, complementa a superintendente Eliane Brasil.

São parceiros do BNB no plano turístico do Cariri, as prefeituras locais, Sebrae, Senac, universidades, além de todos os empresários que compõem a cadeia produtiva do turismo – donos de bares, restaurantes, parques temáticos, hotéis e empresas e guias de turismo.

*Fonte: ASCOM.