Um bebê com apenas 9 dias de nascido foi salvo por policiais militares após se engasgar com o leite materno na noite da última sexta-feira (18), em Juazeiro do Norte.
O pequeno José Gael estava sendo amamentado, por volta das 23h50, quando engasgou. A família ainda tentou ajudar o menino, mas ao notar que a criança não reagia, procurou ajuda na Casa da Mulher Cearense, no bairro São José.
“Eu vi que a primeira vez, ele tentou respirar e não conseguiu. Tentou outras duas vezes e começou a ficar molinho. Eu já saí do quarto chamando minha sogra e meu esposo para ajudar, e aí a gente tentou [desengasgar o bebê], colocou ele de cabeça para baixo”, relembra a mãe de Gael, Nayane Martins, ao Sistema Verdes Mares.
Quando a família chegou no centro de referência, uma viatura da Polícia Militar do Ceará (PM-CE), que estava nas redondezas, parou para ajudar no salvamento do bebê.
O sargento Kássio Sousa foi quem realizou a manobra de Heimlich, uma técnica de primeiros socorros utilizada para desengasgo.
Na manobra, o socorrista utiliza as mãos e braços para fazer pressão no diafragma do indivíduo engasgado, o que provoca uma tosse forçada para expulsar das vias respiratórias o que estiver causando a obstrução.
“A princípio, a criança estava imóvel, sem sinais vitais. Por três vezes nós tentamos essa manobra. E só na terceira vez ele começou a se mexer, a retornar os sinais vitais”, conta o militar.
A situação deixou apreensivos Nayane e Jesualdo, os pais de Gael. O menino é o segundo filho do casal, que engravidou de Gael pouco depois de perder um filho que nasceu prematuro.
“Para a gente, é tudo muito assustador porque a gente perdeu um filho recentemente, nosso primeiro. Ele nasceu prematuro e com 15 dias faleceu”, revela a mãe.
Após Gael ser socorrido e desengasgar, os policiais e a família levaram o bebê para um hospital particular da cidade, onde ele foi examinado e recebeu alta na mesma noite.
*Fonte: g1