Foto: Quintal Fotografia/ Divulgação |
Segundo Javi, a Mostra nasceu no Cariri porque, no Ceará, a tradição cultural sempre foi muito demarcada na Região. “Em qualquer lugar, quando se fala de Cariri, a gente lembra desse movimento cultural. Foi justamente essa mostra que provocou a observação que em outras regiões do Ceará também podemos promover a cultura de maneira peculiar, com as características de cada uma”, destaca. Hoje, se conectam à primeira Mostra cearense a de Pacoti, de quadrinhos, e a de Sobral, de artes visuais.
O evento, ainda de acordo com Javi, “extrapola os limites do próprio Ceará, porque a Chapada também se espalha pelo Piauí e por Pernambuco. Isso traz uma consciência integradora, com um conceito de patrimônio gigantesco que temos que valorizar”. Desse modo, o Cariri se torna a sede onde ocorrem diversas demonstrações artísticas, em várias linguagens, em 30 municípios do Estado.
Além da valorização da cultura nordestina, a Mostra também traz grandes nomes de outros lugares do País que fizeram história na música brasileira. Neste ano, a grande atração do evento é o show da cantora Baby do Brasil, que traz um show especial em comemoração aos 50 anos de carreira que deve atrair mais de 10 mil espectadores. Baby se apresenta nesta quinta, 24, às 20h, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, no Crato.E quem for conferir a atração ainda pode dar uma lição de solidariedade: “para esse show, faremos uma campanha para doar alimentos pro Mesa Brasil, programa de segurança alimentar do Sesc. Pedimos a quem for que doe 2kg de alimento não perecível - quem quiser, já pode doar nas nossas unidades para trocar pelo ingresso no dia”, lembra Henrique Javi.Já o Senac Ceará participa da Mostra, pelo segundo ano consecutivo, com atividades nas áreas de gastronomia, moda, turismo, saúde e bem-estar. Entre os destaques estão rodas de conversa, palestras, oficinas e desfiles na Praça La Favorita, em Juazeiro do Norte, nos dias 25 e 26 de agosto; trilhas ecológicas na Chapada do Araripe e oficinas de gastronomia focadas na cultura alimentar do Cariri, entre outras.
“Nossa participação vem no sentido de agregar e valorizar a cultura alimentar cearense, a economia criativa, a moda, o turismo, além de aquecer o comércio local. Em nosso espaço de programação, também abrimos oportunidades para micro e pequenos empresários”, explica a diretora regional do Senac Ceará, Débora Sombra.
Serviço Mostra Sesc Cariri de Culturas
Quando: De 24 a 27 de agosto
Onde: Programação gratuita em 30 municípios do Ceará