Fonte: Reprodução/O POVO |
Após dois meses desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o fim da emergência sanitária da Covid-19 no mundo, uma nova sub-variante tem surgido como motivo de preocupação para as autoridades de saúde: a EG.5. Atualmente, mais de 50 países já detectaram casos da nova cepa, popularmente conhecida como Éris. Na última quinta-feira (17), o primeiro caso da sub-variante foi registrado no Brasil.
Segundo o informado pelo Ministério da Saúde, a paciente que contraiu a infecção é uma senhora de 71 anos, residente na cidade de São Paulo. Ela começou a apresentar sintomas no dia 30 de julho e foi submetida a cuidados médicos em um hospital particular, sendo autorizada a retornar para casa no dia seguinte. A paciente já havia completado o ciclo de vacinação.
A OMS ainda observou que a EG.5 possui mutações que conferem maior capacidade de transmissão e de escape imunológico, tornando essa variante capaz de aumentar o número de casos mundialmente e se tornar a cepa predominante. Contudo, de acordo com a Organização, até o momento o risco de saúde pública da EG.5 é baixo em nível global.
Fonte: O POVO