Anunciada em live, pelo governador do Estado, a Patrulha vai contemplar os municípios de Aracati, Brejo Santo, Quixadá, Icó, Iguatu, Juazeiro do Norte e Russas.
O objetivo do grupamento é atuar como Policiamento Ostensivo Geral (POG) mais próximo às comunidades rurais, tanto da região metropolitana quanto do interior do estado.
O chefe do Executivo cearense pontuou que a ação é fruto do diálogo com agricultores e produtores rurais. Ele falou também sobre novas bases do Comando de Policiamento de Rondas Intensivas e Ostensivas (CPRAIO).
Os policiais militares que irão assumir vaga no Patrulhamento Rural da PMCE passaram por uma atualização dos conhecimentos teóricos, práticos e legais que envolvem o patrulhamento rural, com ênfase no policiamento de proximidade. O treinamento capacitou também os participantes a desempenharem suas funções com maior segurança nas ações e trabalharem com a proximidade da comunidade.
O secretário da Segurança Pública, Samuel Elânio, participou da conversa com o governador e explicou como se concebeu o projeto que agora vai ser executado.
Inicialmente, serão 25 patrulhas com ordem de implantação começando pela Região Norte, seguindo para a Região Metropolitana de Fortaleza, e por último as regiões Sul, Sertão Central e Inhamuns. A ideia é chegar a 100 patrulhas rurais em 2024.
Os 150 profissionais que vão atuar na Patrulha Rural já receberam treinamento na Academia Estadual de Segurança Pública, como informou o secretário Samuel Elânio.
*Fonte: Ascom