Foto: Reprodução/Câmara de Juazeiro do Norte |
O número de feminicídios registrados no Ceará aumentou neste ano, em relação a 2022. De janeiro ao dia 15 de setembro de 2023, foram contabilizados 33 casos, enquanto no ano passado inteiro foram registrados 28 casos, conforme os dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
O mês com maior incidência de casos foi janeiro, com sete notificações.As idades, escolaridades e regiões em que as vítimas vivem variam. Nada entre elas têm uma conexão, a não ser o fato de conviverem com um homem que não aceitou alguma de suas condutas e decidiu lhes tirar o direito de viver.
Um dos casos que gerou mais repercussão foi o da médica e presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte, Yanny Brena Alencar Araújo, de 26 anos, morta pelo namorado Rickson Pinto. O caso aconteceu no dia 3 de março, na região do Cariri. De acordo com as investigações, a jovem teria decidido terminar o relacionamento, mas o agressor não aceitou a decisão e matou Yanny. Rickson se suicidou em seguida.
Fonte: O POVO