sexta-feira, 13 de outubro de 2023

110 mil cearenses podem ficar sem água após demora em repasse para carros-pipas

Foto: Reprodução/Fco Fontenelle

O calendário de abastecimento da Operação Carro-Pipa (OCP) de outubro surpreendeu moradores de 20 cidades do Ceará que dependem do programa. No documento, a entrega de água potável está agendada apenas até o dia 16 próximo. Não há previsão de novas rotas dos caminhões para o restante do mês.

Conforme o Comando Militar do Nordeste (CMN), foi recebido apenas 44% da verba necessária para o mês de outubro. Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), responsável pelos repasses, alega que uma abertura de crédito adicional foi liberada e que normalidade se dará "nas próximas semanas", mas não estima data.

Sem a água entregue, cerca de 110 mil cearenses podem ficar sem acesso ao recurso em 22 municípios. O número de pessoas atendidas consta no Portal da Operação Carro-Pipa, mantido pelo Exército Brasileiro. São, ao todo, 232 pipeiros, distribuídos por 20 das cidades — Aiuaba e Tauá estão com serviço temporariamente suspenso por falta de interesse de profissionais e por determinação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), respectivamente.

Fonte: O POVO