Uma vitória para a história do Fortaleza Esporte Clube. A equipe de Juan Pablo Vojvoda venceu o Corinthians por 2 a 0 nesta terça-feira, 3, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), e conquistou a inédita vaga na final da Copa Sul-Americana. Yago Pikachu e Tinga marcaram os gols do Leão do Pici na partida.No duelo de ida, na Neo Química Arena, em São Paulo, as equipes haviam empatado por 1 a 1.
A equipe cearense aguarda o vencedor de Defensa y Justicia x LDU para conhecer o adversário da final. No primeiro duelo, vitória do time equatoriano por 3 a 0. A final da Copa Sul-Americana está marcada para o dia 28 de outubro, no Estádio Domingo Burgueño, em Punta del Leste, no Uruguai.
Fortaleza x Corinthians: o jogo
O Fortaleza dominou o Corinthians na etapa inicial. Concentrando a posse de bola no campo ofensivo, verticalizando o jogo, a equipe de Juan Pablo Vojvoda criou oportunidades para sair de campo com a vitória, mas esbarrou em Cássio e na falta de pontaria dos atletas leoninos. A equipe corintiana defendia no 4-4-2. Apesar disso, não conseguia oferecer resistência ao jogo por dentro da equipe do Fortaleza, que encontrava espaço para infiltrações e, principalmente, rodar a bola, fazendo com que a posse chegasse de um lado a outro para confundir a defesa do Timão. No ataque, o time de Mano Menezes esperava por uma chance para matar o jogo: aos 19 minutos, Yuri Alberto recebeu de Renato Augusto, saiu cara a cara com João Ricardo, mas parou no arqueiro do Leão. Apesar da concentração de posse no setor ofensivo e das inúmeras finalizações, a melhor chance do Fortaleza aconteceu aos 36 minutos, com Yago Pikachu recebendo de Caio Alexandre e finalizando cruzado para a defesa de Cássio. No lance seguinte, após cobrança de escanteio, Brítez cabeceou e também parou no arqueiro do Corinthians. Na reta final do 1° tempo, aos 41, o time de Juan Pablo Vojvoda ainda teve uma oportunidade em bate e rebate na área, após a tentativa de cruzamento de Pikachu desviar em Fábio Santos e acertar a trave do goleiro adversário. No rebote, Zé Welison e Tomás Pochettino pararam na marcação dos visitantes.
A equipe tricolor voltou para a etapa decisiva pressionando o Corinthians. E logo aos 4 minutos, Yago Pikachu aproveitou o vacilo da defesa adversária e abriu o marcador na Arena Castelão.Seis minutos depois de abrir o marcador, o Fortaleza manteve a pegada e chegou ao 2° gol com Tinga, após cruzamento de Bruno Pacheco, o lateral-direito cabeceou no canto de Cássio e ampliou para o Leão do Pici.Com a desvantagem no marcador, a equipe corintiana se lançou ao ataque: aos 17 minutos, Matías Rojas recebeu na entrada da área, mas finalizou por cima do gol de João Ricardo. O camisa 50 ainda tentou aos 20, em novo arremate, mas parou no arqueiro do Leão.
O Leão exercia uma marcação que deixava o Corinthians encaixotado. Mesmo com as mudanças de Mano Menezes, colocando Wesley e Gustavo Mosquito em campo, o time encontrava dificuldades para criar. A melhor chance do Timão aconteceu aos 32 minutos, com Yuri Alberto recebendo cruzamento e cabeceando para a defesa de João Ricardo.A equipe de Juan Pablo Vojvoda administrou a partida até o final e deixou a Arena Castelão com a histórica classificação para a final da Copa Sul-Americana 2023.Fortaleza x Corinthians | Ficha TécnicaFortaleza4-3-3: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison (Lucas Crispim), Caio Alexandre (Lucas Sasha) e Tomás Pochettino (Pedro Augusto); Pikachu, Guilherme (Imanol Machuca) e Lucero (Thiago Galhardo). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Corinthians:4-3-3: Cássio; Fagner (Bruno Méndez), Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos (Matheus Bidu); Gabriel Moscardo (Wesley), Maycon e Renato Augusto; Matías Rojas (Gustavo Mosquito), Ángel Romero (Giuliano) e Yuri Alberto.
Técnico: Mano Menezes.
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 03/10/2023 (terça-feira)
Árbitro: Andrés Rojas (COL)
Assistentes: Dionisio Ruiz (COL) e Jhon León (COL)
Quarto Árbitro: Carlos Ortega (COL)
Árbitro de Vídeo (VAR): Nicolás Gallo (COL)
Gols: Yago Pikachu (4'2°T) e Tinga (10'2°T)
Cartões amarelos: Tomás Pochettino e Zé Welison (Fortaleza)Cartões vermelhos: N/A