sexta-feira, 20 de outubro de 2023

COLUNA DA FÁTIMA ALVES - Grandes lembranças de momentos vividos

 

Hoje, no Projeto Amantes da Leitura, com alunos do 9º ano (2022), da Escola Afonso Tavares de Luna intitulado: Um pouco da minha Infância estudantil, trago a história de Disielly Lucena Martins da Cruz.


Com dois anos e meio, comecei a estudar na Creche Refúgio da Alegria. Lá passei 2 anos, e para mim esses dois anos foram os melhores da minha vida. Conheci Vitória, Angelina e Davy, algumas semanas depois, Cicinha chegou na creche. 


Nos divertíamos muito, brincando e conversando. Era bom quando a professora levava todo mundo para ver a natureza. Perto de lá, tinha vários coelhos, sempre tentava pegar, mas não conseguia. Tudo que vivi nunca vou esquecer, é uma das coisas que me aconteceu de melhor e que daquele dia em diante nenhum de nós deixou de ser amigo.


Tinha seis anos quando entrei na Escola Joaquim Tavares de Luna, no 1º ano tudo já começou a ficar diferente, professores novos e as coisas não eram mais como antes, só brincar e desenhar.


A minha maior dificuldade era não saber ler. Quando eu entrei no 2º ano, ainda tinha muita dificuldade na leitura. Eu já estava adaptada com as matérias, livros e várias atividades para fazer na sala e em casa.


Um dia resolvi ir à biblioteca, lá achei um livro interessante e trouxe para casa. Depois que eu fiz as atividades, peguei esse livro e fui ler, quando não sabia como falar uma palavra, perguntava a minha mãe.


Eu ler esse livro todos os dias, fez eu evoluir muito, quando eu via os meus colegas lendo perfeitamente, ficava triste. Mas um dia eu me interessei, até que aprendi. Se achar alguma dificuldade no caminho, independente de tudo, só tente e nunca desista de aprender.


Quando entrei no 3º ano, ficava, às vezes, pensando como seria ir para outra escola totalmente diferente, onde não conhecia ninguém. Tinha medo de ficar em uma sala onde não tivesse nenhum amigo meu.


Saímos do Joaquim Tavares e viemos para o Afonso Tavares, ficamos em uma sala onde tinha vários alunos que não conhecíamos. Por sorte, ficamos todos numa sala só. Aqui, eu conheci Kariny e nos demos muito bem, viramos amigas. No 5º ano, em matemática, sempre tirava 6 nas provas, tinha muita dificuldade. Entrei no reforço que me fez aprender muitas coisas e fui a primeira a sair.


No 6º ano, eu era muito boa em todas as matérias em Inglês, principalmente. Já no 7º ano e 8º ano foi horrível por causa da pandemia, estudar online, não foi fácil e também não nos favoreceu.


Para mim o 9º ano está sendo incrível, ver todos nós unidos de novo, é uma coisa muito boa. E o melhor é que fiz novas amizades, quando a gente for para o Ensino Médio, talvez cada um vá para uma escola diferente, queremos ir eu, Kariny, Vitória, Angelina e Davy, para o Balbina, mas ninguém sabe se vamos conseguir entrar, vai ser muito difícil ir embora dessa escola onde passamos momentos inesquecíveis.



Disielly Lucena Martins da Cruz