segunda-feira, 23 de outubro de 2023

COLUNA DO LEANDRO GOMES: “MARMININO”? - FESTA DA CULTURA POPULAR


Oi pessoal, tudo bem com vocês?
Neste último sábado dia 21 de outubro participei de um evento lindo com o pessoal da capoeira aqui na cidade de Brejo Santo, evento intitulado “I MARMENINO”. Foi simplesmente incrível ver a energia e o amor pela cultura no rostinho daquelas crianças e jovens. 

FOTO :GRUPO “ARRI ÉGUA MACHO”
A capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira que envolve elementos de dança, arte marcial, música, jogo e religiosidade. O surgimento da expressão foi protagonizado pelos negros escravizados como forma de resistência à opressão dos senhores e de preservação de suas identidades culturais. É fato que a capoeira é uma das manifestações mais fortes e resistentes que temos em nosso país, manter viva essa tradição não é uma tarefa tão simples para nossos mestres e professores. Existe uma desvalorização por parte da nossa sociedade e do poder publico com relação a essa manifestação cultural, falta incentivos e espaços para a pratica , fora que a um preconceito estrutural com quem pratica. 

Um dos momentos mais lindos foi a troca de cordas que é um momento onde os estudantes recebem dos mestres a sua graduação pelo desempenho, disciplina e aplicação nas aulas, e as cores das cordas indicam em que nível o capoeirista está. Os pais e familiares estavam presentes para prestigiar os filhos e parentes nesse momento tão gratificantes no qual representava superação e força de vontade dos graduandos. 

O “I MARMININO” foi uma verdadeira festa da cultura popular, reunindo pessoas de diferentes idades e experiências. Com a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes, a capoeira foi exaltada como uma expressão de resistência, tradição e união. A noite de celebração, aprendizado e interação foi marcada pela energia contagiante dos capoeiristas, que mostraram a importância de preservar e difundir essa manifestação artística tão representativa da cultura brasileira.